Santarém

Image title

A história de Santarém remonta a um grande processo de imigrações que deixou diversas heranças culturais que, unidas, formam a identidade do município e do povo santareno.

A cidade foi fundada no dia 22 de junho de 1661 pelo padre português João Felipe Bettendorf durante missões jesuítas na região. Nesta data ainda não havia o formato de cidade nem o nome que conhecemos hoje, mas o dia em que o padre instalou a missão na aldeia dos Tapajós foi o que deu início a formação do município em que vivemos.

No dia 14 de março de 1758, o local foi elevado à categoria de vila pelo governador da Província Grão Pará, capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Santarém. Em viagem ao Rio Tapajós, ele instalou as vilas de Alter do Chão, onde era a aldeia dos Boraris; Boim, onde era aldeia dos Tupinambás; Vila Franca, onde era aldeia dos Arapiuns e Cumarús; e Pinhel, onde era Aldeia dos Matapuz.

Vários eventos políticos ocorreram desde então. Construção de fortalezas; movimentos rebeldes contra a dominação portuguesa, como foi o caso da Cabanagem em Santarém, de 1833 a 1840; imigrações em busca de novos horizontes durante o Ciclo Econômico da Borracha, etc.

E em 24 de outubro de 1848, Santarém finalmente foi elevada à categoria de cidade pelo presidente da Província, Jerônimo Francisco Coelho. Uma cidade que reúne até hoje os descendentes indígenas, portugueses, estadunidenses e nordestinos, que com muito trabalho promovem o crescimento da nossa sociedade.

Origem do Nome

Conta uma antiga lenda que havia na Lusitânia uma cidade chamada Nabância, onde viviam os nobres Ermígio e Eugênia, que tinham uma formosa filha chamada Irene. Desde criança, a moça foi destinada à vida religiosa, sendo educada em um convento e vivendo em clausura.

Certo dia, um fidalgo de nome Teobaldo a viu e ficou perdidamente apaixonado, mas não foi correspondido, pois Irene pretendia se tornar freira. Enfurecido, ele raptou a jovem, que continuou a negar seu interesse amoroso e por isso foi assassinada. Seu corpo jogado ao rio Tejo, indo dar à praia em frente à cidade de Escalabis. Ali, anjos recolheram o corpo de Irene e lhe construíram magnífico túmulo de mármore.

A notícia se espalhou por toda a Lusitânia e pessoas vinham de toda parte para venerar o túmulo da virgem mártir. Mais tarde, a cidade de Escalabis teve seu nome mudado para Santa Irene, que os portugueses pronunciavam Sant"Irene e com o tempo se tornou Santarém.

Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.

Feriados Municipais

Data móvel* - Sexta-feira da Paixão
*Sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa.

22/06 - Aniversário de Santarém

08/12 - Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade

Fonte: http://www.santarem.pa.gov.br/pagina.asp?

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top