Pastoral do Dízimo

Formar uma Equipe Arquidiocesana do Dízimo, que ajude a criar e/ou dinamizar as equipes das paróquias e comunidades.

Cada família e cada membro de comunidade sejam incentivados a inscrever-se como dizimistas a partir do momento em que tiverem remuneração própria, conscientizados da necessidade interior de oferecer, como gratidão, parte do fruto do seu trabalho.

Conscientizar os fiéis sobre a necessidade interior de oferecer, como sacrifício, parte dos frutos do seu trabalho (Gn 4, 3-4), com objetivos diversos: agradecer, pedir perdão, implorar favores, afastar desgraças. Daí surgiu o mandamento do dízimo já no Antigo Testamento.

Incentivar os fiéis a assumirem a Pastoral do Dízimo como sinal de partilha com a Igreja e com a comunidade, como compromisso e expressão de fé. Fazer entender que as despesas e recursos financeiros para desenvolver a pastoral ordinária devem provir do dízimo.

A opção pela Pastoral do Dízimo deve contribuir sobremaneira para a formação do espírito de uma comunidade corresponsável, adulta, catequizada e participativa.

O dizimista contribua preferencialmente na paróquia em que reside.

Formar a consciência de que a Equipe de Pastoral do Dízimo é essencial ao bom funcionamento da Pastoral de Conjunto. Não se trata de um ato meramente financeiro-administrativo dentro da comunidade paroquial, mas de um trabalho pastoral dentro da pastoral de conjunto. Se a Pastoral do Dízimo não vai bem, conseqüentemente todas as outras pastorais serão prejudicadas.