Pastoral Litúrgica

A Pastoral Litúrgica tem por objetivo “animar a vida litúrgica da Igreja levando em consideração a realidade histórica, social, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais” (Guia Litúrgico – Pastoral da CNBB, Cap. X).

A Equipe Arquidiocesana para a Liturgia, sempre de acordo com o Arcebispo, tem a responsabilidade de promover a vida litúrgica e as ações celebrativas da Arquidiocese. Ela é composta por um coordenador e representantes das Paróquias e Áreas Pastorais, com a finalidade formativa, segundo as orientações do Plano Arquidiocesano de Pastoral.

Dentre as funções da Equipe Arquidiocesana para a Liturgia, destaca-se:

- Oferecer formação litúrgica para as lideranças afim de que possam desenvolver os diversos ministérios litúrgicos nas Paróquias e Comunidades;

- Fornecer subsídios para celebração da Palavra e celebrações de momentos fortes;

- Preparar as celebrações de caráter arquidiocesano;

- Ajudar na formação e acompanhamento das Equipes de Liturgia nas Paróquias e Áreas Pastorais;

- Promover encontros formativos a nível arquidiocesanos com membros das Equipes de Liturgia das Paróquias e Áreas Pastorais.