A chegada da TV católica em Santarém

Image title

No dia 7 de outubro de 1997, foi inaugurada na cidade de Santarém a primeira repetidora da Rede Vida de Televisão, no Estado do Pará. Pela coragem, ousadia e determinação do, então, bispo diocesano Dom Lino Vombommel. Sensibilizado pelo apelo da CNBB para abraçar a proposta do Instituto Brasileiro de Comunicação – IMBRAC de expansão do sinal da Rede Vida no território nacional, com o apoio das dioceses de todos os estados brasileiros, o processo de implantação passou pela apresentação da ideia aos conselhos de presbítero, econômico e pastoral, sendo escolhida uma comissão para organizar a política de implantação e de campanha para angariar recursos necessários ao Projeto. Da comissão, no ano de 1997, fizeram parte Dom Lino Vombommel – Bispo Diocesano; Frei Juvenal Carlson – Vigário Geral da Diocese; Pe. Valdir Serra – Diretor Presidente da Rádio Rural de Santarém; Pe. Auricélio Paulino – Coordenador Diocesano de Pastoral; e Everaldo Cordeiro – Coordenador do Setor de Comunicação Social da Diocese. 

A chegada da Rede Nazaré

Com a articulação de Pe. Gilberto Pastana, a Arquidiocese de Belém incluiu Santarém como uma das cidades que receberiam um transmissor local para retransmitir a programação regional da Rede Nazaré de Televisão, com direito a três horas diárias de inserções locais, além da programação da TV Nazaré de Belém. Assim, o espaço que abrigava a torre e o transmissor da Rede Vida, passou também a receber o transmissor e o sinal da Rede Nazaré. Novamente, Dom Lino não mediu esforços e, junto com Pe. Gilberto Pastana, restaurou o antigo prédio da Rádio Rural de Santarém, na Trav. dos Mártires, para abrigar as instalações da TV Diocesana, retransmitindo os canais católicos de televisão, um nacional – a Rede Vida, e outro regional – a Rede Nazaré. 

O nome TV Encontro

Em oração para a escolha de um nome regional forte para a TV, pensou-se no Encontro das águas do Amazonas com o Tapajós. Foi o trecho do Evangelho segundo Lucas, capítulo 19, versículos de 1-10. O trecho narra o Encontro de Jesus com Zaqueu, pecador público que tem a vida transformada a partir do Encontro Pessoal com Jesus, Misericórdia de Deus. Pensou-se no fato de Jesus mudar a lógica da comunicação de massa, impessoal, fria e utilitarista, chamando cada homem e cada mulher ao diálogo e à comunhão pessoal e comunitária. Assim, à Luz da Palavra de Deus e em sintonia com o Documento de Aparecida, surgiu o nome TV Encontro. Encontro por causa do Encontro de Zaqueu com Jesus. Encontro porque reunia dois canais distintos em uma mesma sede de televisão. E Encontro devido ao encontro das águas bem em frente à cidade de Santarém convidando a todos e todas ao encontro com a vida e sua diversidade. 

A TV Encontro atualmente 

Em 2014 começou-se a desenhar a estrutura para a organização do Sistema Diocesano de Comunicação. A proposta básica do Sistema é/era a integração de rádio (Rural AM 710), TV (Encontro) e Internet (redes sociais) para educação e evangelização. Um grupo consultivo realizou vários encontros e seminários internos para pensar a nova estrutura a partir de quatro eixos de ação: evangelização, educação, informação e entretenimento. A TV foi incluída, principalmente, depois que a Associação Cristo Rei, já sob a responsabilidade de outra direção, repassou o comando administrativo da emissora à então Diocese de Santarém.

No final de 2016, o bispo da época, Dom Flavio Giovenale, nomeou Pe. Ademar Ribeiro – Vigário Episcopal e então Presidente das Obras Sociais da Diocese para assumir a Direção Geral do Sistema Diocesano de Comunicação. E no início do ano de 2017, começa-se a vislumbrar novos tempos a partir das comemorações dos 20 anos do início da TV na Diocese de Santarém.

Sistema Arquidiocesano de Comunicação

Com a elevação da Diocese de Santarém à categoria de Arquidiocese, o Sistema passou a se chamar Sistema Arquidiocesano de Comunicação, sob direção geral do padre Walter Imbiriba. 


Acompanhe a TV Encontro nas redes sociais: @encontrotv (Instagram), @encontrotv (Facebook) e TV Encontro (Youtube)


Por Everaldo de Souza Cordeiro – Membro Pioneiro da Primeira Direção

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top