03 MAR 2023

Ecos da Assembleia - 03.03.2023

As luzes para a Assembleia Arquidiocesana nas palavras de Dom Irineu Roman

Missa de Abertura da 9ª Assembleia na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. Foto: Pascom Santarém

Durante a missa de abertura da Assembleia, o Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, relembrou alguns trechos da conversa que teve com Papa Francisco e outras autoridades da Igreja Católica, em Roma, durante o Sínodo para a Amazônia, em 2019.

Dom Irineu disse que o Papa Francisco estava muito atento durante o diálogo e que ficou impressionado ouvindo o Pontífice repetir várias vezes a frase “devemos anunciar nossa fé para todo nosso povo”. O Arcebispo também recordou outra frase do Papa: “o povo da Amazônia deve ser valorizado, deve ser reconhecido tanto quanto o povo da Itália e o povo da França”.

Outras luzes foram apontadas por Dom Irineu, como a formação da juventude, externando a importância de os jovens conhecerem o Concílio Vaticano II e seus reflexos na caminhada da Igreja; a promoção vocacional por entender a necessidade de um esforço na valorização da vocação batismal dos cristãos. Ele falou também sobre a cultura digital, destacando essa nova linguagem na sociedade de hoje, inclusive, alertando para o combate à desinformação pelos meios digitais. A partir do questionamento de “como buscar a verdade com tanta fakenews?”, Dom Irineu reforçou a importância de uma formação permanente dos leigos, leigas, religiosas, religiosos, sacerdotes e bispos envolvidos na missão.

Primeiro dia da Assembleia de Pastoral tem discussões sobre os ecos das assembleias regionais

Ver a partir das realidades da Igreja na vida das comunidades

Início dos trabalhos da 9ª Assembleia. Foto: Pascom Arquidiocese de Santarém

Os caminhos que conduziram a Igreja de Santarém a esse momento da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral passaram pelas realidades das paróquias, áreas pastorais e comunidades, a partir das quais as lideranças discutiram sobre as fraquezas, forças e desafios da caminhada eclesial.

No primeiro dia do evento, na dinâmica de ver a realidade, um dos momentos importantes foi a reflexão a partir dos resultados das assembleias das 12 regiões pastorais que envolvem áreas urbanas e rurais dos sete municípios que formam a Arquidiocese de Santarém (Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém).

Entre os aspectos de fortaleza, as lideranças apontaram os momentos de oração – pessoais, familiares e comunitárias; a solidariedade e o cuidado com a vida; o sustento da caminhada pela Palavra de Deus; atuação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e dos ministérios; a comunicação a serviço da evangelização; formação de lideranças; resistências em defesa da vida; catequese; liturgia e compromisso missionário; além da família como espaço de vivência da fé e a experiência da partilha com o dízimo.

Também foram registrados alguns pontos que enfraqueceram a caminhada pastoral nos últimos anos, como o acúmulo de funções; a pandemia e as suas consequências; problemas sociais que afetam as vidas das famílias; falta de maior acolhimento e de caridade; além do olhar para a evangelização engajada e a partir da dimensão social, entre outras questões.

E a partir dessas observações, apontaram-se os desafios para se configurar o rosto da Igreja na Arquidiocese; a divulgação e a execução do Plano de Pastoral; o enfrentamento das consequências da pandemia e de outras feridas sociais; a escuta dos leigos, comunidades, juventudes e famílias; o acolhimento dos excluídos; a formação permanente; a articulação dos trabalhos pastorais; o fortalecimento das CEBs; a potencialização do diálogo entre bispo, padres e comunidades; o autossustento; e outros desafios na busca da prática da sinodalidade visando a uma pastoral de conjunto.

Regimento Interno

Um dos pontos iniciais dos trabalhos da Assembleia foi a apresentação do Regimento Interno que é um documento formatado para ajudar na funcionalidade da programação do evento, estabelecendo as dinâmicas de discussão e votação dos temas propostos.

A 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral representa um amplo espaço de diálogo e compromisso de vida de toda a Igreja. A última Assembleia de Pastoral ocorreu no ano de 2014. Quatro anos depois, em 2018, prazo estimado para realizar o novo encontro, o Conselho de Pastoral avaliou as deliberações dessa última assembleia e decidiu por prorrogá-las por mais dois anos. Entre 2020 e 2022, não foi possível realizar nova edição da assembleia por conta da pandemia da COVID-19.

A Assembleia é realizada pela Igreja através de um processo com diversas etapas envolvendo o povo de Deus da Arquidiocese, em espírito de participação e comunhão.

Confira mais: 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral se aproxima

9ª Assembleia: Arquidiocese avalia caminhada pastoral

Confira no Podcast da Pascom sobre a 9ª Assembleia de Pastoral

Em imagens: 9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral