04 MAR 2023

Ecos da Assembleia - 04.03.2023


AS LUZES PARA OS ENCAMINHAMENTOS DA ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA


Image title

Frei Gregório Joeright conduz apresentação do olhar biblíco. Foto: Pascom Santarém


As discussões da manhã do segundo dia da 9ª Assembleia de Pastoral levaram os participantes ao momento do julgar com base nas realidades da Igreja de Santarém vistas na sexta-feira. Foram consideradas as luzes apontadas nas assembleias regionais, a iluminação bíblica com base no Evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), o Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia e a carta apostólica Querida Amazônia, na qual Papa Francisco fala dos sonhos para a Igreja no chão amazônico.

As lideranças das regiões pastorais da arquidiocese apontaram como luzes o testemunho de Jesus que viveu encarnado na realidade do povo numa prática libertadora; o modelo da Igreja Primitiva a partir da pedagogia de Jesus; a prática da sinodalidade; uma espiritualidade encarnada; a fé no Cristo Ressuscitado; o testemunho da inclusão das mulheres; o olhar para as periferias existenciais e geográficas; o cuidado com a vida em todas as dimensões; a inculturação da Igreja na Amazônia; e o itinerário da Iniciação à Vida Cristã como modelo para a catequese e o amadurecimento da fé.

O texto bíblico escolhido como inspiração para o tema da Assembleia – Caminhando com Jesus reaquecemos o coração e fazemos comunhão para a missão – narra o encontro de Cristo com os discípulos de Emaús. A reflexão parte da importância do companheirismo na caminhada, numa referência à sinodalidade, no caminhar juntos e na escuta atenta. Passa pelo anúncio e escuta da Palavra refletindo o sentindo do Projeto de Deus para animar os corações das pessoas desesperançosas; pela partilha ao redor da mesa que aquece a vida na doação e na comunhão Eucarística; e ainda reflete sobre a mistagogia, que, a partir da Eucaristia, nos possibilita o encontro, o reconhecimento e as diversas experiências no caminho com o Cristo. O encontro de Jesus com os discípulos ensina que o acolhimento e a escuta são ações transformadoras. Ao encontrarem-se com Jesus, os discípulos renovaram suas esperanças, sentiram-se seguros para a seguir e provocados a partilhar. A iluminação do Evangelho leva à missão para a qual todos são chamados. 

O Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia aparece nas discussões como um direcionamento dado pela Igreja na região amazônica. Durante o Encontro da Igreja Católica na Amazônia, realizado em junho de 2022, houve a ratificação das diretrizes apontadas, desde 1972, no primeiro Documento de Santarém, para o serviço pastoral no chão amazônico: a Encarnação na realidade apontando os caminhos da inculturação e da interculturalidade como processos que consideram as formas de vida dos povos da região; e a Evangelização libertadora que tem como fundamento o cuidado com a dignidade da pessoa humana em sua relação nos ambientes.

O quarto ponto apresentado como luz para as discussões na 9ª Assembleia de Pastoral é a carta Querida Amazônia. Na exortação apostólica, Papa Francisco diz que é preciso olhar a Amazônia como lugar e fonte de vida, chamando atenção para o cuidado com as pessoas e com a casa comum que abriga a todos. Com base nas palavras do Pontífice, a Igreja é chamada não só a cuidar do que ainda se tem, mas também a lutar para reverter os danos já causados ao ambiente amazônico. É um apelo para a constituição de uma Igreja com rostos amazônicos e uma Igreja de mártires na busca de um engajamento profético.  


DELEGADOS DECIDEM PELO QUANTITATIVO DE TRÊS PRIORIDADES PARA O TRABALHO EVANGELIZADOR NA ARQUIDIOCESE


Image title

Delegados votam o quantitativo de prioridades. Fotos: Pascom Santarém


Na tarde do sábado, segundo dia da Assembleia, os delegados começaram a dinâmica do agir, na metodologia das discussões do encontro. Em pauta estiveram as prioridades a serem escolhidas para a Ação Evangelizadora na Arquidiocese de Santarém.

Num primeiro momento, houve a exposição da síntese dos resultados das Assembleias Regionais que indicaram algumas propostas voltadas para catequese, formação, juventudes, CEBs, comunicação, entre outros pontos. Também foram apresentadas as linhas prioritárias para a Igreja na Amazônia definidas no Documento de Santarém 50 anos: Fortalecimento das comunidades eclesiais de base, Ministerialidade, A participação das mulheres, A formação dos discípulos missionários na Amazônia, A defesa da vida dos povos da Amazônia, Cuidado com a casa comum e Evangelização das Juventudes.

Por cada região pastoral, houve reunião de grupos para que os participantes discutissem a quantidade de prioridades a serem assumidas pela Arquidiocese. Depois, no plenário da Assembleia, na primeira votação, dos 205 delegados participantes, 127 votaram pela definição de três (3) prioridades.

Em nova reunião dos grupos por região pastoral, os delegados debateram as propostas das prioridades. Estas serão avaliadas pelo plenário no último dia da Assembleia, quando passarão pela votação final.   



PRESENÇAS NA ASSEMBLEIA


Além da presença dos delegados representantes das paróquias, áreas pastorais e comunidades, de religiosas e religiosos, dos padres e do arcebispo, a Assembleia Arquidiocesana tem a presença de instituições que aproveitam o espaço para divulgar suas ações:

Image title

Espaço Social Mãe Natureza – existe em Santarém desde 2014. É uma instituição sem fins lucrativos que possui como missão ajudar pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, garantindo a elas direitos básicos de cidadania, como educação e qualidade de vida. O espaço físico fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 351, no bairro Santo André. São ofertados cursos de capacitação musical (teclado, flauta e violão), informática básica e reforço escolar, sendo todos gratuitos. A instituição conta com o apoio de voluntários e doadores para se manter, além da promoção de vendas de bazar e produtos oriundos das oficinas. O stand do Espaço Mãe Natureza na 9ª Assembleia Arquidiocesana conta com a venda de artesanatos e produtos fitoterápicos.

Conheça das Redes sociais do Espaço Mãe Natureza:

https://www.facebook.com/espacomaenatureza ; https://www.instagram.com/espacosocial_maenatureza/

Whatsapp: (93) 98807-7354


Fazenda da Esperança – é uma comunidade terapêutica que tem o intuito de acolher e promover aImage title reabilitação de dependentes químicos. Atua no estado do Pará com 7 (sete) unidades, sendo que somente uma está na região Oeste do estado, especificamente, no município de Óbidos. A comunidade conta com a colaboração das irmãs da Congregação Semente do Verbo para a coordenação e gerenciamento da obra, além da ajuda de doadores e voluntários, bem como a colaboração das famílias dos acolhidos, para assegurar o funcionamento das atividades (economicamente e fisicamente). Os serviços oferecidos pela obra são: qualificação técnica sobre marcenaria, culinária, artesanato, padaria e hortas, além dos tratamentos terapêuticos para os acolhidos. Todas as atividades ofertadas buscam garantir aos acolhidos condições de retorno e convívio com a sociedade. Na Assembleia, o stand da Fazenda conta com a venda de doces, cucas, bolos, bombons, artesanatos, artigos religiosos e de papelaria. Toda a renda será destinada para ajudar na sustentabilidade/manutenção de custos da comunidade, além de contribuir com a instalação de uma unidade no município de Santarém.

Para contato: (93) 99137-6437 (ligação e whatsapp)


Image title

Projeto Círios – coordenado pela professora e artesã Raimunda Barbosa, conhecida por seu trabalho de assessoria junto à juventude de Santarém, o projeto consiste na confecção de velas artesanais. “Confeccionar velas é uma arte de paixão, nunca fiz um curso para aprender a confeccionar velas, comecei a fazer sem formação alguma. Eu me identifico com o fogo. É uma paixão que realmente acende o coração, eu acho lindíssimo ver uma obra minha assim nas festas e momentos celebrativos”, disse Rai.  A experiência começou de forma pessoal, depois se estendeu para uma oficina direcionada à Pastoral da Juventude e com o decorrer das oficinas, o trabalho começou a se tornar referência para comunidades da Igreja local.

Contato: (93) 9102-1289 (ligação e whatsapp)


Texto: Rosa Rodrigues, Talita Franco e Thamilles Franco (Pastoral da Comunicação)

Fotos: Pastoral da Comunicação

Compartilhe esta publicação

Fatal error: Uncaught exception 'PDOException' with message 'SQLSTATE[HY000]: General error: 1191 Can't find FULLTEXT index matching the column list' in /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php:52 Stack trace: #0 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php(52): PDOStatement->execute() #1 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/template/sidebar/Sidebar.php(36): RelationedPost->build() #2 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/template/Template.php(120): Sidebar->render() #3 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/paginas/jornalinformativo/read.php(80): Template->buildSidebar() #4 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/paginas/jornalinformativo/index.php(3): require('/home/storage/0...') #5 /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/index.php(12): require('/home/storage/0...') #6 {main} thrown in /home/storage/0/d3/bb/diocesedesantarem/public_html/template/sidebar/posts/RelationedPost.php on line 52