Renovação Carismática Católica (RCC)

Santarém é o berço da RCC no estado do Pará e no Norte do Brasil -Em Santarém, a Renovação Carismática chega em 23 de janeiro de 1973, por meio de Frades Franciscanos (Frei João e Frei Paulo), sendo acolhida por Dom Tiago Ryan e vários Frades da então Prelazia de Santarém reunidos na casa de retiros Emaús. O pregador daquela primeira experiência de oração em solo amazônico foi o Pe. Jorge Kosick.

Logo a RCC se espalhou por toda a cidade de Santarém, em especial, pela região de planalto, onde várias comunidades rurais foram evangelizadas a partir dos Seminários de Vida no Espírito e Experiências de Oração. Irmão Norberto, Irmão Tomé, Irmão Haroldo, Professora Francisca Carvalho, David Lima e muitos outros foram os pioneiros e primeiros animadores da vida carismática em nossa cidade e diocese.

Muitos grupos de oração e as primeiras comunidades de aliança e evangelizadoras brotaram dessas experiências e dos encontros, congressos e as festas de Pentecostes realizadas sempre na Igreja de São Sebastião que, sob a animação de Frei João e Frei Tomás, constituiu-se como um grande centro católico pentecostal. A Comunidade de Aliança Alegria no Senhor e logo depois as pequenas Comunidades Evangelizadoras no Espírito Santo – EVES, como Anuncia-me, Jesus é Nossa Vida, Deus Vivo, Caminheiros de Cristo, dentre outras foram se organizando em outras paróquias e comunidades para além de São Sebastião que reunião centenas de pessoas mensalmente nos chamados 4º Domingos de Louvor – Assembleia de Oração aberta a todo o povo.

Foi na mesma Paróquia de São Sebastião, especificamente nas dependências do Colégio do Amando, que surgiu o primeiro grupo de jovens da RCC, o Fanuel, que fomentou grande evangelização da juventude católica, realizando as primeiras vigílias de Carnaval na Igreja de São Sebastião, com nomes como Eder Coelho, Evangelista, Sara Franco, Mônica Godinho, Joaquim, Jerônimo, Alderico, Ildemar Portela, Antonia Torres, Auricélio Paulino, Pe. Armstrong Feitosa, dentre outros que idealizaram e animaram os primeiros Cristovais, retiros internos de carnaval no Centro de Formação Emaús, vindo depois pra cidade revolucionando a maneira de evangelizar as massas nesse período.

Adultos e jovens foram se organizando com a criação da então Equipe Diocesana, Equipes Jovens e demais ministérios que deram e dão sustentação a grupos e comunidades que foram constituindo sob orientação dos pastores da Igreja particular de Santarém as Equipes Paroquiais e outros serviços como evangelização nas praças, pelo rádio, televisão e outros meios.

Há mais de 40 anos a RCC tem prestado um serviço de inserção pastoral em Santarém e em todo o Estado do Pará, estando organizada a partir do Conselho Diocesano que se faz representar no Conselho Estadual do movimento, contribuindo assim para a Evangelização, a partir da Cultura de Pentecostes, no Pará, na Amazônia, no Brasil e em todo o mundo, inserindo-se na pastoral de conjunto, Cebs e mesmo outros movimentos. Nomes como Maria Linhares, Adalgiza Freire, Dona Isô, Lucineide Pinheiro, Nilton Valério, Cléo Neves, Tony Sá, Rosangela Sena, Glauber Sena, Everaldo Cordeiro, Alípio Gomes, dentro outros, são testemunhos de liderança e engajamento na Igreja de Santarém ao longo dos últimos 45 anos de caminhada em um processo de perseverança e continuidade.

Fonte: https://www.rccpa.com.br/novo/index.php/rcc-para/nossa-historia