Arquidiocese de Santarém emite orientações e sugestões para as celebrações da Semana Santa 2021
A Arquidiocese de Santarém emitiu esta semana um documento com orientações e sugestões para as celebrações da Semana Santa 2021, por conta da pandemia da Covid-19. O documento assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, é destinado aos párocos, vigários, administradores paroquiais e membros das Equipes de Liturgias das Paróquias e Comunidades.
O documento afirma que “sejam omitidas todas as procissões tradicionais desse período, inclusive a do Domingos de Ramos. As celebrações para-liturgias, como a via-sacra, sejam realizadas dentro da Igreja.”
Quanto a Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa), que “o lava-pés, já opcional, deve ser omitido. No final da Missa da Ceia do Senhor, a procissão do Santíssimo Sacramento pode ser realizada pelo ministro celebrante com os ministros da Sagrada Comunhão. O momento de adoração seja breve para se evitar a permanência dos fiéis dentro das igrejas por muito tempo.”
De acordo com o documento, a tradicional Missa dos Santos Óleos não será aberta ao público. A celebração ocorrerá no dia 25 de março, às 18h, na Catedral Metropolitana de Santarém.
Clique AQUI e confira o documento completo.
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil