Sínodos dos Bispos de 2023 é tema de formação para leigos e leigas
A Arquidiocese de Santarém promoveu nos dias 24 e 25 de setembro um encontro de formação teológica a respeito do tema do 16º Sínodo dos Bispos: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". A iniciativa ocorreu Centro de Formação Emaús com a presença de lideranças das paróquias e áreas pastorais, coordenadores de pastorais e movimento eclesial, e, também, de representantes da Prelazia de Itaituba. A assessoria foi do padre Hélio Fronczak, professor da Faculdade Católica de Belém.
Na programação também foi destacada a temática "A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja", conduzida pelo Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Cleonildo Paulo. A formação finalizou com uma abordagem sobre "Alguns desafios pastorais de nossa Igreja particular de Santarém", ministrado pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.
Em outubro de 2023 ocorrerá no Vaticano o 16º Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco. Este Sínodo será diferente dos demais já promovidos pela Igreja Católica Apostólica Romana. O processo vai acontecer em caráter diocesano, continental e universal.
Ao final do encontro, Dom Irineu anunciou que no próximo dia 15 de outubro ocorrerá o lançamento do Sínodo Arquidiocesano. Será em Santa Missa, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h.
Texto: Aritana Aguiar
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil