17 JAN 2022

CF 2022: Arquidiocese realiza treinamento para multiplicadores

Por Aritana Aguiar

Nos dias 15 e 16 de janeiro a Arquidiocese de Santarém promoveu o Treinamento para Multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2022. A CF deste ano traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). A formação teve assessoria de Lady Anne Souza, coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte II da CNBB. A formação ocorreu em caráter virtual, direto do estúdio da TV Encontro, com transmissão pelo canal 26.1 da TV Encontro e Youtube e Facebook da emissora.

A abertura contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman; da coordenadora Regional da Pastoral da Educação, Lady Anne Souza; e da coordenadora do Secretariado de Campanhas Arquidiocesana, Eloísa Alves.

A formação ocorreu em três momentos: escutar, discernir e agir. A primeira parte abordou diversos pontos, como a Regionalidade e temporalidade das escolas; o papel da escola e a tecnologia; Fratelli Tutti – saber dialogar – gesto concreto; Plano Nacional de Educação – importância de ser conhecido.

Na segunda parte, já pela tarde do dia 15, que abordou o discernir, destacou-se a Educação Integral: pensar em todas as dimensões humanas; ter um olhar atento para a educação de jovens, adultos e idosos; convidar todos a assumir o Pacto Educativo Global, um projeto do Papa Francisco que tem a proposta de assumir uma aliança em prol da educação.

No segundo dia, 16 de janeiro, ocorreu a última parte da formação - o agir, que aprofundou o Pacto Educativo Global, a Ação Pastoral no interior das comunidades eclesiais a partir de uma educação voltada para a realidade amazônica; a Ação Pastoral na escola/universidade. Esse momento contou com a presença do professor Cléo Neves, da professora Lucineide Pinheiro, do professor Luís Alípio Gomes, além da coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte II.

Os três momentos estão disponíveis no canal do youtube da TV Encontro nos seguintes links:

15/01/2022 – MANHÃ - Campanha da Fraternidade 2022 - Treinamento para multiplicadores

15/01/2022 – TARDE - Campanha da Fraternidade 2022 - Treinamento para multiplicadores

16/01/2022 – MANHÃ - Campanha da Fraternidade 2022 - Treinamento para multiplicadores

O material gravado também será disponibilizado posteriormente no Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Fotos: Pascom Arquidiocesana