04 AGO 2022

Arcebispo visita Isco da Ufopa para acompanhamento da produção de fitoterápicos

Visita ocorreu no Instituto de Saúde Coletiva (Isco). Foto: Arquidiocese de Santarém

A partir de um convite do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Unidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, visitou na manhã desta quinta-feira, 04, a diretoria do Isco para acompanhamento do processo de produção de medicamentos fitoterápicos na Farmácia Universitária (FarmaUfopa). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Arquidiocese de Santarém, através da Cáritas Arquidiocesana, as Irmãs Franciscanas de Maristella e o Instituto.

Também estiveram nesta visita as Irmãs Núbia e Fátima Paiva, Franciscanas de Maristella; a coordenadora do Setor de Projetos da Arquidiocese, Francely Brandão; o coordenador das Pastorais Sociais, padre Luiz Carlos Fernandes; e a psicóloga na Arquidiocese, Rita Guimarães.

A fabricação dos medicamentos deve iniciar na última semana do mês de agosto, e a distribuição será gratuita. Os beneficiários são pessoas em situação de vulnerabilidade social, que começaram a apresentar problemas de saúde mental, como insônia, depressão e ansiedade durante a pandemia da covid-19. O convênio foi assinado em julho de 2021, mas aguardava-se a liberação da Vigilância Sanitária municipal para a produção dos fitoterápicos. A autorização saiu em julho deste ano.

Saiba mais: Farmácia da Ufopa vai iniciar produção de fitoterápicos como opção terapêutica para a saúde mental

Prof. Dr. Wilson Sabino explica o andamento do convênio. Foto: Arquidiocese de Santarém

O Diretor do Isco, prof. Dr. Wilson Sabino, destacou que esta visita teve dois objetivos: “Uma é aproximar ainda mais a universidade da arquidiocese de Santarém, e a segunda, é como se fosse uma prestação de contas de todo o processo deste acordo de cooperação”.

Na visita foi apresentado como surgiu esta iniciativa, a assinatura do convênio, as plantas medicinais escolhidas para os fitoterápicos, dentre outras etapas.

O Arcebispo Dom Irineu mostrou-se impressionado com o avanço deste projeto. “É uma parceria que está tomando proporções muito interessantes, porque envolve a universidade, a comunidade e aqueles que trabalham com esse tipo de produção [o plantio das plantas medicinais]. Isso vai beneficiar a população, principalmente aqueles que mais precisam desse tipo de tratamento. Já tem a aprovação da Vigilância Sanitária de Santarém, e isso é muito importante. Estamos trabalhando de forma correta”, ressaltou o metropolita.

Momentos da visita ao Isco. Foto: Arquidiocese de Santarém

Esta iniciativa de produção de medicamentos fitoterápicos surgiu ainda em 2021. Francely Brandão conta que tudo começou durante a campanha de Combate à Fome, organizada pela Cáritas da Arquidiocese em decorrência da pandemia: “Nas visitas às comunidades, nas famílias que estavam em situação de fome, foi percebido que não era só a fome que o povo estava passando. As pessoas estavam adoecidas psicologicamente. Era medo, ansiedade, estresse, insônia e foi aí, então, que junto com a FarmaUfopa pensamos sobre como atender essas comunidades em sofrimento. Então surgiu a proposta da fabricação de medicamentos fitoterápicos a partir de plantas medicinais”.

Os recursos vieram da Missionszentrale der Fransizkaner, entidade central dos Franciscanos na Alemanha, a partir de um projeto enviado pelas Irmãs Franciscanas de Maristella, juntamente com a Arquidiocese.  Foi destinado um valor de 15 mil euros. A Irmã Fátima Paiva explica como foi o processo: “Eu lembrei da Missão Central dos Franciscanos, na Alemanha, que é uma entidade da família franciscana que ajuda com projetos para o nosso trabalho enquanto franciscanas. Fizemos o projeto para a Missão Central e ele foi aprovado. Nós, como irmãs franciscanas, temos acompanhado desde a discussão inicial e com a graça de Deus nós conseguimos a doação”.

Produção

Inicialmente, a produção será a partir do maracujá (a espécie Passiflora spp). Serão utilizadas as folhas do fruto. Nessa primeira etapa, pretende-se fabricar mil frascos, com 60 cápsulas cada, a partir do extrato seco da Passiflora, que já foi adquirida.

O professor Sabino detalha como serão os próximos passos para iniciar a manipulação dos fitoterápicos: “Para o mês de agosto planejamos iniciar a produção. Ainda teremos que ter mais alguns treinamentos para os nossos técnicos e graduandos que estarão atuando na farmácia, mas também nós precisaremos passar por uma capacitação, como a equipe de limpeza que estará sempre fazendo essa higienização dentro da Farmácia Universitária que precisa ter todo um cuidado. Todos os envolvidos estarão passando por capacitação, inclusive de primeiros socorros”.

Visita ocorreu na manhã desta quinta-feira, 04. Foto: Arquidiocese de Santarém