09 MAR 2023

“Dai-lhes vós mesmos de comer” é tema da 2ª Roda de Conversa “Boca da Noite”

A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém promove nesta quinta-feira, 09, a 2ª Roda de Conversa “Boca da Noite”, abordando o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Será no Colégio São Raimundo Nonato, bairro Aldeia, na cidade de Santarém, com início às 19h30. São três convidadas: Luciene Santos (Katumawa Iwí - Plantas Medicinais), Ivete Bastos (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém) e Veralícia Nunes (AMABELA - Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra. A mediação será de Mayá Schwade (Rede Eclesial Pan- Amazônica – Comitê Santarém). A iniciativa é realizada em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) - Núcleo Santarém e com a REPAM – Brasil.

Inscrição gratuita no link: https://forms.gle/ykMkNocMayn1pFbQA

Sobre a temática

Este ano, a Campanha da Fraternidade (CF) traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). Segundo o texto – base da CF, “em nosso país, há cerca de 125,2 milhões de brasileiros que nunca sabem quando terão a próxima refeição” (p.31). Dentro da mística da conversão pessoal, comunitária e social, a CF 2023 incentiva a buscar atitudes evangélicas, humanitárias, solidárias, não só para matar a fome, mas também para atingir as suas causas, além de identificar os mecanismos que estão produzindo fome e levando à morte pela subnutrição.

Fome e insegurança alimentar são temas correlacionados, no entanto, o termo insegurança alimentar é mais abrangente, e traz à tona debates urgentes e atuais a respeito do enfrentamento do desperdício de alimentos, das desigualdades sociais e do acesso à alimentação saudável e completa em todos os sentidos.

Essas questões serão debatidas na Roda de Conversa desta quinta-feira, 09.

A Roda de Conversa será transmitida pelo facebook e youtube da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese.

Com informações da CJP Arquidiocesana.