24 MAR 2023

5º Congresso Missionário Nacional será realizado em Manaus (AM), entre os dias 10 e 15 de novembro

A Igreja do Brasil se prepara para viver o 5º Congresso Missionário Nacional, reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 10 a 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro.

O 5º Congresso Missionário Nacional tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo. A escolha da região Amazônica para receber o Congresso tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O congresso busca garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil.

Caminhada conjunta

No Continente Americano há uma longa tradição de Congressos Missionários. O Congresso Missionário Nacional acontece em preparação ao 6º Congresso Americano Missionário (CAM6), que será realizado entre 19 a 24 de novembro de 2024, em Porto Rico. Coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), juntamente com o Conselho Missionário Nacional (COMINA), os Congressos Missionários têm colaborado com o amadurecimento da consciência missionária dos batizados, aprofundando a responsabilidade da Igreja com a missão além-fronteiras.

O 5º Congresso Missionário Nacional não quer ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais.

Pés na realidade Amazônica, coração aberto ao mundo

A frase inspiradora para esse grande encontro missionário é “Corações ardentes, pés a caminho”, estando em comunhão com o lema escolhido pela Igreja para celebrar o Ano Vocacional.

A arte destaca esses dois símbolos: pés e coração. O pé está fincado na realidade missionária da Igreja na Amazônia. Tem em seu centro o rosto da mulher indígena, símbolo de resistência e profetismo no cuidado com a casa comum. O coração traz a marca da cruz que nos identifica e nos impulsiona à missão em todo o mundo.

A imagem também apresenta a referência da rede, instrumento de sobrevivência das comunidades ribeirinhas da Amazônia que constroem sua vida entre a floresta e as águas. A rede também é símbolo de conexão das 278 dioceses no Brasil, apresentando a comunhão das Igrejas locais que impulsionam a animação missionária até os confins do mundo.

Hotsite

Para colaborar com a divulgação do 5º Congresso Missionário Nacional, as Pontifícias Obras Missionárias disponibilizaram um hotsite. Neste espaço virtual, pode-se encontrar mais detalhes sobre o objetivo e a metodologia do encontro, bem como informações sobre o processo de inscrição e espaço para download das artes oficiais. Todo o conteúdo pode ser acessado em www.pom.org.br/5CMN

Live de lançamento

Nesta sexta, 24 de março, às 17h, acontece o ato de Lançamento do 5º Congresso Missionário Nacional. A atividade será realizada na sede das POM em Brasília e contará com a presença dos participantes da 38ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e bispos referenciais da missão dos regionais da CNBB. Acompanhe através dos canais oficiais das POM nas redes sociais no Youtube ou Facebook.

O 5º Congresso Missionário Nacional é organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Missionário Nacional (COMINA), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Centro Cultural Missionário (CCM) e Arquidiocese de Manaus.

Fonte: Portal da CNBB