05 MAI 2023

O Papa: a oração para quem não tem tempo para rezar

Padre Pedro André, SDB – Vatican News

Image title

Papa Francisco. Foto: Portal Vatican News


Nesta sexta-feira, 5 de maio, o Papa Francisco publicou a seguinte mensagem em sua conta oficial do Twitter:

“Se não tens muito tempo para rezar, pode vir em teu auxílio uma sábia prática espiritual, as orações jaculatórias, orações muito curtas que podemos repetir frequentemente durante o dia para ficarmos “sintonizados” com o Senhor.”


Sintonizados com o Senhor

Na mensagem dirigida aos fieis, durante a oração do Angelus do dia 16 de outubro de 2022, o Papa falou sobre este tema e destacou que é importante não negligenciarmos o que mais importa deixando que nosso amor por Deus se esfrie pouco a pouco, e sugeriu:

“Hoje Jesus nos oferece o remédio para aquecer uma fé ressequida. E qual é?  A oração. Sim, a oração é o remédio da fé, o reconstituinte da alma. Porém, deve ser uma oração constante”

Francisco afirmou que a constância significa “nutrir” todos os dias como uma planta, senão a nossa fé pode “entrar em letargo” e secará. E fazendo analogia com a planta disse ainda para dedicarmos tempo a Deus, com orações. Assim Ele pode entrar em nosso tempo; precisamos de momentos constantes nos quais lhe abrimos nossos corações, para que Ele possa derramar sobre nós todos os dias amor, paz, alegria, força, esperança; isto é, nutrir a nossa fé. Então o Papa ponderou, que alguns poderiam dizer: "Como eu faço? Não vivo em um convento, não tenho muito tempo para rezar".


As orações jaculatórias

A solução oferecida pelo pontífice naquela ocasião foi justamente a prática das orações jaculatórias:

“Pode vir em nosso auxílio, uma prática espiritual sábia, mesmo que hoje seja um pouco esquecida, que nossos idosos, especialmente as avós, conhecem bem: a das chamadas orações jaculatórias. O nome é um pouco ultrapassado, mas a substância é boa”

Francisco explicou que “são orações muito curtas, fáceis de memorizar, que podemos repetir com frequência durante o dia, no decorrer das várias atividades, para ficar "em sintonia" com o Senhor. Dando em seguida alguns exemplos: “Assim que acordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te agradeço e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’. Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos! Façamos isso também com o Senhor, para que os nossos corações permaneçam conectados a Ele”.

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top