12 MAI 2023

“Falar com o coração” é assunto da 23ª Semana da Comunicação Arquidiocesana

A edição deste ano ocorre de 15 a 21 de maio

Com o tema “Falar com o coração”, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Santarém promove a 23ª Semana Arquidiocesana da Comunicação, de 15 a 21 de maio. Haverá celebrações, painel integrado, roda de conversa, leitura orante, dentre outras atividades. Assim como nos últimos anos, a programação da 23ª Semana da Comunicação estará em sintonia com a Semana da Comunicação da Pascom Brasil.

A coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Alessandra Miranda, ressalta esse momento especial que a Pascom vivencia há mais de 20 anos: “A cada semana da comunicação buscamos refletir o quanto a comunicação é fundamental em nossa vida. Nenhuma Semana da Comunicação é igual a outra. Todos os anos trazemos temáticas diferentes, mas sempre na preocupação de atender a necessidade de cada momento e, também, abordando assuntos pertinentes à nossa sociedade”.

Na programação, terá o Painel Integrado “Uma comunicação em defesa da vida das Crianças e Adolescentes”, em sintonia ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobilizado no dia 18 de maio. A intenção é esclarecer às pessoas para esses e outros riscos contra a vida dos menores, e que, também por meio da comunicação, como isso pode ser evitado e denunciado.

Alessandra Miranda ainda acrescenta: “A beleza da Semana da Comunicação sãoImage title as atividades que as equipes de Pascom promovem em suas comunidades. Sempre buscamos realizar ações em nível arquidiocesano, em mobilização com os nossos agentes, para momentos de debates, reflexões, mas principalmente, para agradecer a Deus”.

Escolha do tema

O tema da 23ª Semana da Comunicação é o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações, este ano celebrado no dia 21 de maio, festa da Ascensão do Senhor aos céus. Na mensagem deste ano, o Santo Padre faz um chamado ao testemunho da verdade no amor, numa sintonia com a caminhada sinodal da Igreja.

A 23ª Semana é realizada em parceria com o Sistema Arquidiocesano de Comunicação.

Confira a programação:

15/05 (segunda-feira) – 19h30 - Missa de abertura na Igreja Menino Jesus, bairro Mapiri

Transmissão: TV Encontro canal 26.1 e Redes Sociais do Sistema de Comunicação da nossa Arquidiocese.

16/05 (terça-feira) – 20h - Pascom Brasil – Leitura orante da Palavra de Deus - Lançamento da edição atualizada do “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” (Edições CNBB) – ON-LINE

17/05 (quarta-feira) – 19h30 – Painel Integrado ON-LINE: “Uma comunicação em defesa da vida das Crianças e Adolescentes”. Local: Estúdio da TV Encontro.

Transmissão: Facebook e Youtube da TV Encontro.

18/05 (quinta-feira) -– 20h - Pascom Brasil - Roda de conversa: Papa Francisco e a Comunicação – Lançamento do livro “Comunicar para humanizar: a comunicação a partir do Papa Francisco” (ON-LINE)

21/05 (domingo)Missa de encerramento nas paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, com a leitura da Mensagem da Semana da Comunicação com trechos da mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Nos demais dias, haverá celebrações, palestras, roda de conversa, oficinas, debates, exposição, etc., promovidos pelas comunidades.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 57º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS (AQUI)