26 AGO 2023

Coordenação da CAFEM e Órgãos de Segurança começam a elaborar estratégias para a 29ª Edição

“Sugestões já foram apresentadas durante o primeiro encontro.”

Reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira, 25. Foto: Jullly Viana/Ascom CAFEM

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (25), na igreja de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Santarém, a primeira reunião da coordenação da Caminhada de Fé com Maria -CAFEM e os Órgãos de Segurança, Corpo de Bombeiros Militar, 8º Batalhão de Engenharia de Construção, representantes municipais de Santarém e Mojuí dos Campos, o arcebispo Dom Irineu Roman, além da diretoria da festa do Círio de Nossa Senhora da Conceição.

O encontro teve como objetivo apresentar as primeiras propostas de alinhamento dos trabalhos das equipes que vão atuar durante a 29ª Edição da CAFEM, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, com saída do município de Mojuí dos Campos até a Catedral Metropolitana de Santarém.

Na ocasião, os participantes destacaram os pontos que devem ser reforçados ao longo dos 37 km, bem como, orientações a serem dadas aos fiéis caminhantes e moradores tanto do município de onde sai a caminhada, como também aos que residem ao longo da BR 163.

Abel Solano, coordenador CAFEM, avaliou de maneira positiva a primeira reunião para o alinhamento dos trabalhos: “Avaliação positiva que a gente faz já que foi pedida por eles (Órgãos de Segurança). Então a PRF junto com a Polícia Militar estavam muito preocupadas com todo o esquema a ser montado. Aí a Polícia Civil, com o próprio Exército participando dessa reunião faz com que a gente cada vez mais tenha certeza que estamos indo no caminho certo pra uma grande Caminhada de Fé com Maria e com segurança”, concluiu.

Reunião prepara segurança da 29ª Caminhada de Fé. Foto: Jullly Viana/Ascom CAFEM

Para o Tenente Coronel Joselde Barbosa do 35º Batalhão de Polícia Militar, esse encontro foi primordial, pois permite já a total articulação dos órgãos de segurança e da coordenação para o esquema que deve ser montado: “Uma reunião imprescindível. Dado a expressividade do evento. Então, são grandiosas, todas as dimensões. Dessa forma também, a complexidade da questão da segurança pública e por isso muito importante que os órgãos tanto de segurança como de trânsito, de saúde, reúnam e alinhem as ações para que o serviço, o apoio desses órgãos ao evento seja bem-sucedido, ressaltou o Tenente Coronel.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal também estiveram presentes na reunião. Sidmar Oliveira, chefe da 5ª Delegacia da PRF em Santarém, destacou a adesão dos órgãos para que tudo transcorra dentro do plano de ação: “Uma primeira reunião que já teve uma adesão, um esforço de todos os demais órgãos para que a gente consiga realmente efetivar a caminhada. Que é de interesse também para que os órgãos levem essa segurança. A gente já vê de forma positiva. Nessa predisposição de todos os órgãos a gente também está se colocando à disposição para tentar ajudar da melhor forma possível”, reforçou Sidmar.

Coordenação da CAFEM acerta os detalhes para a 29ª CAFEM. Foto: Jullly Viana/Ascom CAFEM

O Arcebispo Dom Irineu Roman também participou da reunião juntamente com a Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Segundo ele, o encontro foi muito produtivo, principalmente pelas sugestões dadas pelos participantes: “A reunião foi boa, e a gente dialogou claramente com todas as forças de segurança, e foram dadas várias sugestões. [...] A gente vai ter que se adequar, ocupar só meia pista da BR, sair no horário certinho. Então essas são algumas determinações e tem outras que depois serão divulgadas pela Comissão da Caminhada de Fé”, pontuou Dom Irineu.

A coordenação da CAFEM destaca ainda que outras reuniões devem acontecer para a apresentação das propostas dos órgãos de segurança, para então definição das linhas de atuação.

A 29ª Caminhada de Fé com Maria-CAFEM acontece nos dias 02 e 03 de dezembro.

SONORAS

Dom Irineu Roman – Arcebispo de Santarém (AQUI)

Abel Solano – Coordenador da CAFEM (AQUI)

Tem Cel Joselde – 35º BPM (AQUI)