14 SET 2023

Comissão Justiça e Paz finaliza 1ª turma da Escola de Fé e Política no Lago Grande

16 pessoas participaram da formação. Foto: CJP Arquidiocesana

Por CJP Arquidiocesana

A CJP - Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém finalizou neste mês de setembro a primeira turma da EFP - Escola de Fé e Política “Santo Oscar Romero”, na Paróquia N. Sra. de Nazaré, vila do Curuai, região do Lago Grande. A formação começou em março de 2023 e habilitou 16 comunitários que vão liderar as próximas turmas da EFP previstas para começarem no Lago Grande, a partir do início de 2024. A formação está em consonância com uma das três prioridades pastorais da arquidiocese: "Defesa da Vida e dos Povos da Amazônia" e concretizou o que diz o objetivo geral da Escola: “Capacitar Cristãs(os) leigas(os) para uma melhor compreensão da relação íntima  entre fé e política, levando ao engajamento sociopolítico-ambiental nas comunidades da arquidiocese de Santarém, à luz da Palavra de Deus, do Ensino Social da Igreja e das prioridades da Ação Evangelizadora da Igreja em Santarém".

Segundo Marcelo Santos, coordenador da CJP da Arquidiocese de Santarém, a partir desta formação, serão instaladas duas turmas da Escola de Fé e Política descentralizadas da vila de Curuai, centro da Paróquia de Nazaré. “Os comunitários irão definir no Conselho Pastoral Paroquial, que será realizado em novembro, onde essas turmas irão funcionar, levando em consideração que devem abranger o Baixo, Médio e Alto Lago, e os cursistas que acabaram de se formar ficarão responsáveis de animar a participação na Escola, além de toda organização nas comunidades e, a CJP entra com os assessores para as disciplinas e todo o suporte necessário”, explicou.

Esta primeira turma da EFP aconteceu em três etapas, sendo dois módulos (disciplinas) em cada etapa, e mais um encontro final de formação e entrega de certificados.

Nas três etapas foram ministradas as seguintes disciplinas:

- Doutrina Social da Igreja;

- Noções sobre Origem e Organização do Estado;

- Realidade conjuntural como retrato da atualidade;

- Direitos Humanos e Fundamentais;

- Compromisso Cristão e Espaços de Atuação;

- Mecanismos Jurídicos de Fiscalização e de Acompanhamento das Políticas Públicas.

Entrega de certificados. Fotos: CJP Arquidiocesana

Já no encontro final, realizado no último dia 09 de setembro, os cursistas e outros comunitários participaram de um Seminário sobre o Capítulo 5 – A Política Melhor, da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, assessorado pela Ir. Neurice Oliveira, ASC, e Thiago Rocha, coordenador da Escola de Fé e Política.

A Ir.Maria Helena, Franciscana de Allegany, cursista desta primeira turma, ressalta a importância da EFP para o Lago Grande. “Através da Escola tivemos a oportunidade de trabalhar nas Comunidades a questão social da nossa Igreja [nos repasses do aprendizado nas disciplinas aos comunitários através das Atividades Inter módulos]. Durante os repasses, foram várias as comunidades beneficiadas com conhecimento sobre as Encíclicas do Papa Francisco e tivemos um feedback muito bom. A ida dos cursistas às comunidades fez uma grande diferença porque conseguimos atingir um número muito maior de pessoas no despertar das questões ecológicas, social, cultural, preservação do Meio Ambiente e também nos resguardar de propostas que não fazem parte da vida na Amazônia. Participando da vida em comunidade, a gente entende a necessidade da Escola de Fé e Política para o Lago Grande”.

Derso Batista Pereira Júnior, agente de pastoral da Paróquia N. Sra. de Nazaré, outro cursista que participou dessa primeira turma da EFP, salienta o aprendizado obtido durante esses meses de formação: “Disciplinas como a de Realidade Conjuntural como retrato da atualidade, que ensinou a fazer Análise de Conjuntura, trouxeram um nível de aprendizado muito maior em relação como podemos entender e se aprofundar mais sobre a importância do nosso território, esse território que está sendo ameaçado, e nós que nascemos aqui e conhecemos a raiz, temos que lutar para que ele não seja ocupado por pessoas de outros lugares que estão querendo destruí-lo”.

No Seminário final, os cursistas tiveram a oportunidade de expressar sobre tudo o que aprenderam nas disciplinas da EFP e puderam relembrar de grandes comunitários que passaram pelo Lago Grande e que muito contribuíram para a construção deste território. Como foi o caso do cursista Edelton Conceição de Souza Alho, da comunidade Vila Socorro, que relembrou a luta do padre Edilberto Sena quando foi vigário no Lago Grande: “O padre Edilberto Sena estava sempre nos cobrando para ir para a luta, para buscar conhecimento. Quando foi para colocar a Rádio, ele disse: - Vocês vão ter que fazer curso de consciência crítica, para serem locutores da rádio. Naquela época a gente tinha essa gana de lutar, mas agora estávamos ‘mofino’, impotente, sem saber para quem devemos nos reportar com nossas angústias aqui do Curuai. E a Escola veio trazer esse ânimo novo, abrindo nossas mentes, trazendo conhecimento para onde devemos recorrer com nossos pedidos e a Escola também trouxe novamente o nosso vigor, mostrando nossos deveres e direitos”.