27 FEV 2024

Em Prainha, Paróquia N. Sra. das Graças realiza seu I Retiro Quaresmal

Por Seminarista Rafael Sanches e Ariane Macêdo

Image titleRetiro Quaresmal foi o primeiro realizado na Paróquia N. Sra. das Graças. Foto: Arquivo - Paróquia N. Sra. das Graças

Foi realizado no dia 25 de fevereiro de 2024, o I Retiro Paroquial Quaresmal, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Das Graças, na cidade de Prainha, com o tema: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15). O encontro teve como objetivo inserir os paroquianos na Espiritualidade do Tempo quaresmal, favorecendo espaços de oração, reflexão, partilhas e Adoração.

Participaram do evento cerca de participação de 70 pessoas, reunidas no Salão Paroquial, com representantes das oito comunidades da cidade. A primeira parte do retiro iniciou às 9h finalizando às 13h.

Pregações foram conduzidas pelo seminarista Rafael Sanches (esquerda) e pelo padre Paulo Lázaro (direita). Foto: Arquivo - Paróquia N. Sra. das Graças

A programação contou inicialmente com momento orante, onde os participantes fizeram a experiência de desapegar-se dos seus celulares e conectar-se ao wi-Fé, confiando a intercessão de Nossa Senhora das Dores, suas fragilidades, pecados, angústias, conduzidos de forma dinâmica com velas, significando a luz de Cristo, que venceu a morte.

A temática do retiro foi refletida com pregações. A primeira com o tema: “Convertei-vos”, conduzida pelo administrador paroquial, Padre Paulo Lázaro que, à luz da Palavra de Deus, motivou os participantes a mudança de vida. A segunda pregação foi realizada pelo seminarista Rafael Sanches, que levou os fiéis a compreenderem a dimensão cristã de viver de forma concreta e profunda o Evangelho.

Momento de reflexão em grupo. Foto: Arquivo - Paróquia N. Sra. das Graças

No terceiro momento, os participantes, divididos em três grupos, partilharam o que havia mais lhes tocado durante os momentos anteriores e formularam uma oração para apresentarem durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde selaram, profundamente a união com Jesus Eucarístico.

Seguindo a metodologia do retiro, os fiéis foram animados a retornarem às suas casas, sendo instrumentos de Deus e compartilhando a experiência vivida no ambiente familiar.

A finalização do retiro aconteceu à noite, durante a Santa Missa, na Igreja Matriz de N. Sra. das Graças, momento especialíssimo da comunhão concreta com Jesus na Eucaristia. Cada fiel recebeu uma vela e um guia de oração para que possam perseverar na vida cotidiana a experiência de oração.

Retiro foi um momento de reflexão e oração. Foto: Arquivo - Paróquia N. Sra. das Graças