25 MAR 2024

CJP da Arquidiocese de Santarém abre inscrições para turmas da Escola de Fé e Política

Inscrições para as duas turmas da cidade de Santarém seguem até domingo, dia 31

Por CJP Arquidiocesana

A Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero (EFP), da Arquidiocese de Santarém, está com inscrições abertas até o dia 31 de março de 2024 para suas turmas da Zona Urbana de Santarém. Neste ano, a Escola contará com cinco turmas, sendo duas no Lago Grande (Paróquia N. Sra. de Nazaré), uma na comunidade Jacamim (Paróquia São Paulo Apóstolo) e duas na Zona Urbana de Santarém (abrangendo todas as 5 cinco Regiões da Zona Urbana).

Desde o dia 03 de janeiro, a Comissão Justiça e Paz (CJP) realizou, incansavelmente, diversas articulações com organismos de nossa Igreja Particular. Foram reuniões importantíssimas até chegar neste estágio em que a Escola se encontra e estes parceiros estão sendo de grande importância para todo o processo de implantação das cinco turmas da Escola na Arquidiocese de Santarém.

Marcelo Santos, Coordenador Arquidiocesano da Comissão Justiça e Paz (CJP), destacou a importância da Escola e afirmou: "Estamos muito felizes em poder oferecer estas cinco turmas, que vão permitir um alcance ainda maior dentro de nossa Arquidiocese, promovendo a formação e a conscientização sobre temas importantes para nossa comunidade cristã".

CJP abriu inscrições para 5 turmas em toda a Arquidiocese. Foto: CJP Arquidiocesana

Thiago Rocha, Coordenador da Escola de Fé e Política, ressaltou que a Escola está em total sintonia com o Plano Arquidiocesano de Pastoral, especialmente dentro da prioridade "Defesa da Vida e dos Povos da Amazônia". Segundo ele, a Escola busca formar cidadãos comprometidos com a Justiça Social e o Bem Comum.

Outro que se mostra bastante entusiasmado com a Escola é o pe. Luiz Carlos Fernandes (Carlinho), Coordenador da Pastoral Social, que destacou a importância da Escola para a Arquidiocese e fez um apelo às paróquias: "Pedimos que as paróquias incentivem a inscrição de seus fiéis, pois a formação oferecida pela Escola é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna".

As turmas da Zona Urbana de Santarém estão com suas inscrições abertas desde o último dia 11 e se estendem até o dia 31 de março, domingo. As inscrições são feitas a nível de Região Pastoral e cada uma das 5 Regiões da cidade tem direito a 16 vagas. A aula inaugural destas duas turmas está marcada para o dia 19 de abril, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa de Fátima, bairro Fátima. “Os detalhes de como proceder com a inscrição e o link para o formulário de inscrições foram descritos na carta enviada às regiões e paróquias. Se você tem interesse em se inscrever, pedimos que procure a coordenação de pastoral da sua paróquia ou a sua respectiva secretaria para maiores informações”, destacou Marcelo Santos.

(CARTA – CONVITE: Clique AQUI)

1ª turma da Escola no Lago Grande. Conclusão ocorreu em setembro de 2023. Foto: Arquivo CJP

No Lago Grande, as inscrições estão sendo feitas através da equipe local que ficou responsável, ao comando das Irmãs Maria Helena e Margaret Norser, Franciscanas de Allegany. As duas turmas do Lago Grande vão funcionar paralelamente e têm seu início marcado para o dia 24 de maio.

Na comunidade Jacamim, na rodovia Santarém-Curuá-Una, as inscrições ainda vão começar, e está a cargo da Paróquia São Paulo Apóstolo animar seus paroquianos para participarem desta formação. A previsão de início das aulas nesta paróquia é para o dia 27 de abril.

A Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero é uma iniciativa da CJP da Arquidiocese de Santarém, em parceria com: CPT, CPP, Pastoral Social, Coordenação de Pastoral, Pastoral Urbana e CRB Núcleo Santarém, que visa promover a formação política e social à luz da fé cristã.

Folder sobre a Escola de Fé e Política:Clique AQUI