Corda, terço e manto para o Círio 2024 da padroeira da Arquidiocese de Santarém é apresentado pela Diretoria da Festa da Conceição
As apresentações e bênçãos aconteceram na Catedral Metropolitana de Santarém, na noite desta sexta-feira (25) de outubro, sendo uma das programações oficiais do Círio 2024
Manto do Círio da Conceição 2024. Foto: Matheus Mota - Setor 01 - Diretoria de Comunicação
A Santa Missa, que iniciou às 19h, foi presidida por Dom Irineu Roman, CSJ, e concelebrada por padres da Arquidiocese. Durante a celebração, foram apresentados três símbolos oficiais do Círio de Nossa Senhora da Conceição, sendo a corda, o terço e o manto.
A maior manifestação católica do oeste do Pará, possui diversos símbolos, um deles é a corda que acompanha a Berlinda, condutora da imagem da padroeira da Arquidiocese de Santarém. Desde o ano de 1919 já existia a corda no Círio, cuja função prática era puxar a Berlinda pelas ruas de Santarém, pois naquele tempo não possuíam nenhum tipo de calçamento. Contudo, no ano de 1926, foi suprimido o uso da “corda” e da “berlinda”, devendo o povo conduzir a imagem de Nossa Senhora da Conceição em um andor, carregado sobre os ombros. O uso da corda retornou no ano de 1971, através do Sr. Edenmar da Costa Machado, no Círio de Santarém. A corda é também um instrumento de devoção dos “cordeiros” (os fiéis que conduzem a corda) que, por meio deste sacrifício, sentem-se unidos não somente entre si, como irmãos na fé, mas também unidos à pessoa de Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz.
Neste Círio de 2024, que chega a sua 106ª edição, a Diretoria da Festa adquiriu uma nova corda, em seu modelo tradicional, medindo 300 metros de cumprimento, com 50 milímetros de diâmetro, que marcando a união e a devoção dos fiéis, que caminham com Maria, mantendo seus corações voltados para a comunhão, participação e missão, como vivências que serão partilhadas no Sínodo Arquidiocesano.
Ainda durante a celebração, foi apresentado e abençoado o terço que a imagem oficial usará. A doação foi da família Sena Monteiro, que nesta noite especial foi representada por Patrícia Sena e Graça Malheiros, mães e intercessoras, assim como Maria, da vida de seus filhos: Anna Luísa Sena e João Rafael Monteiro. A família tem uma grande devoção e gratidão por Maria, por interceder em todos os momentos, principalmente, nos de dificuldades que passaram. Maria recorreu a seu Filho Jesus para que eles pudessem desfrutar do vinho novo em suas vidas. Anna e João passaram por um momento de profundo calvário, em abril de 2023, quando ocorreu a páscoa do seu primeiro filho. Atualmente, provam da graça e da misericórdia de Deus, através da fé na Mãe do Salvador, e vivem a doce espera da pequena Maria.
O terço que acompanhará a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi confeccionado em São Paulo. Tem em torno de 77 cm de comprimento. Cada conta deste terço foi escolhida com carinho, simbolizando as orações e súplicas que elevadas a Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora. As contas das Ave-Marias são na cor rosa-chá, representando a delicadeza da Mãe Imaculada e fazendo referência à pureza de uma criança, que têm os seus filhos ao serem cuidados por Ela. As contas do Pai-Nosso têm o formato de rosa, embelezando o jardim da Rainha da Paz.
Tanto o entremeio da Salve Rainha quanto o crucifixo possuem a presença do Espírito Santo. Maria está intimamente ligada ao Espírito Santo em toda sua vida e missão, desde a concepção de Jesus até a formação da Igreja. Essa união mostra como Ela coopera de forma singular no plano de salvação e na ação do Espírito no mundo. Maria é considerada Mensageira e Rainha da Paz por sua missão de levar a mensagem de amor, de reconciliação e de paz ao mundo, sendo uma intermediária entre Deus e a humanidade, sempre apontando para Jesus Cristo como a fonte da verdadeira paz.
O manto da padroeira dos santarenos vem apresentando elementos destacados nas escrituras sagradas, e assim abordando o tema apresentado “Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da paz". Foi confeccionado e produzido à mão, por dois doadores, Junior Cerdeira e Rodrigo Ferreira. A doação do manto foi em nome das famílias Cerdeira e Ferreira, devotas de Nossa Senhora da Conceição, que colaboram e expressam todo seu amor, fé, devoção e agradecimentos por tantas graças alcançadas.
Com a costura oficial de Meide Barbosa Fonseca, a idealização do manto traz um céu em degradê, nas cores azul royal, turqueza e celeste, confeccionado em tecido oxford branco sublimado, forrado com interlar para dar mais armação. Para o fundo do manto, foi utilizado o tecido prada azul bebê. Nas bordas, a renda guipir, com arabescos que se destaca em cor azul celeste, cravejado de cristais na mesma cor.
Ao centro, a pomba da paz, expressando o amor entre o Pai, Filho e o Espírito Santo, vivo e atuante, vem cravejada com mais de 1.200 pérolas dourados remetendo à cor do ouro. Logo atrás da pomba da paz, aparecem os raios de luz cravejados com 3.000 cristais e strass na cor dourada. Aos lados, há o "M" de Maria, bordado e cravejado de cristais, e ao redor os arabescos dourados.
Pode-se observar 3 arcanjos de resina, sendo São Gabriel, São Miguel e São Rafael, os anjos que se destacam pela sua proximidade com Deus e pela importância de suas missões. Eles desempenham papéis fundamentais na existência humana, atuando como mensageiros divinos. Ao redor, há arabescos moldados à mão, na cor dourada, dando referência à beleza de Nossa Senhora.
Acompanham o manto, o véu na cor branca, em tule francês e renda floral e um par de braceletes, confeccionados em tecido com bordado inglês branco.
O Círio da Conceição deste ano destaca o tema “Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz”, e vai ocorrer no quarto domingo de novembro (24), com saída da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.
Informações:
Setor 1 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição.
Por: Luiz Nascimento - ASCOM do Círio da Conceição 2024
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil