Manhã orante marca a celebração pelo Dia Mundial da Água em Monte Alegre–PA
Ato celebrativo ocorreu em frente ao Rio Gurupatuba. Foto: Pascom - Par. São Francisco de Assis - Monte Alegre
A Paróquia São Francisco de Assis, do município de Monte Alegre, celebrou no último sábado, 22, o Dia Mundial da Água. Este dia foi marcado com um momento de oração, contemplação da água, reflexões, meditação. Além disso, os participantes assumiram o comprometimento no cuidado com a água. Todo esse momento foi vivenciado na orla da cidade, durante o nascer do sol, em frente ao rio Gurupatuba.
A iniciativa foi organizada pela Pastoral da Ecologia Integral da paróquia. O idealizador deste projeto foi o Frei Francisco Paixão, OFM, vigário paroquial. Ele afirmou ser a primeira vez que a paróquia realiza este ato e manifestou sua alegria pela presença expressiva de participantes de várias comunidades da paróquia: “Fizemos umas laudes especial, bonita, do ofício divino das comunidades para louvar a Deus pela água. Estivemos aqui para louvar a Deus por esse elemento tão importante em nossa vida. A água é vida e faz parte do nosso dia a dia. Sem a água, a gente não existe”.
A participante Fátima Lima relatou como foi esta manhã celebrativa pelo Dia Mundial da Água. “Rezamos o ofício divino das comunidades, e aqui estiveram presentes representantes de várias comunidades. Tivemos um momento muito profundo de espiritualidade. Aqui cantamos, rezamos, refletimos a criação de Deus presente no livro de Gênesis, e lembramos a Campanha da Fraternidade, que trata sobre o cuidado e zelo da criação, e isso nos traz um compromisso de consciência em respeitar e realmente zelar pela criação de Deus”, salientou.
Iniciativa foi realizada pela primeira vez pela Paróquia São Francisco, município de Monte Alegre. Foto: Pascom - Foto: Pascom - Par. São Francisco de Assis - Monte Alegre
Para Ionara Vasconcelos, leiga da Paróquia São Francisco de Assis, de Monte Alegre, o ato celebrativo foi fundamental para todos assumirem um compromisso no cuidado com a água. “Nesse dia Mundial da Água, queremos reforçar o nosso compromisso não só como cristãos, mas como seres humanos no que se refere à questão da preservação, conservação, ao consumo responsável desse bem tão precioso. Sabemos que, dada a escassez da água e até mesmo a emergência climática que vivemos hoje, realmente temos que fazer jus à ideia de preservação e de assumir um compromisso que envolve toda uma coletividade”, assegurou a participante.
Ela reforçou que o ato realizado no sábado não “fique só na teoria, mas que façamos a nossa ação no dia a dia, e que elas sejam efetivas e que nós trabalhemos acima de tudo não só a conscientização, mas a sensibilização sobretudo das crianças, dos jovens, dos adolescentes, ou seja, envolver toda a população”.
O Dia Mundial da Água é celebrado todo dia 22 de março. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidades (ONU). Desde lá, esta data sempre é lembrada, já que a água é um bem tão preciso para todo o planeta Terra, mas que precisa de cuidado e atenção.
Texto: Aritana Aguiar e Guilherme Santos – Pascom Arquidiocese de Santarém
Fotos: Pascom – Paróquia São Francisco – Monte Alegre
Desenvolvido por Cúria Online do Brasil