Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária é uma pastoral social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e age junto às pessoas presas e suas famílias. Ela acompanha e intervém na realidade do cárcere de forma cotidiana.

O Brasil tem atualmente a terceira maior população carcerária do mundo, em contínuo e exorbitante aumento desde o início dos anos 1990, revelando a perversa política de encarceramento em massa que está em curso no país, e que tem como alvo os grupos sociais marginalizados e empobrecidos, destacadamente jovens, negros e moradores/as das periferias e das áreas urbanas socialmente mais precarizadas.

A Pastoral Carcerária, busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade. Portanto, em seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas os/as agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações de direitos humanos e da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere, pois “todo processo evangelizador envolve a promoção humana” (Doc. Aparecida, p.399). Assim, a evangelização concretiza-se de forma integral, seguindo as orientações da Igreja: “As profundas diferenças sociais, a extrema pobreza e a violação dos direitos humanos (…) são desafios lançados à evangelização” (Puebla, 90).

Em Santarém, a Pastoral Carcerária surgiu há mais de 30 anos. Além das visitas realizadas no presídio, a Pastoral também busca parcerias para a realização de cursos de egressos do Sistema Penal, para que possam ter uma segunda chance no mercado de trabalho.

As reuniões dos agentes desta pastoral ocorrem todas as terças-feiras, das 9h às 10h30, nas dependências do Centro Arquidiocesano de Pastoral.

Saiba mais: https://carceraria.org.br/a-pastoral-carceraria