Setor Juventude

O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento de Aparecida.

Em Santarém, o Setor foi fundado no ano de 2009, no qual contou com o empenho e coordenação inicial de Antônio Gualberto e assessoria de Padre Ademar Ribeiro, promovendo os primeiros diálogos entre as expressões juvenis, colégios católicos. No ano de 2010 realizou-se a I Romaria da Juventude, como parte da programação das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, evento que até hoje é realizado sob a responsabilidade dos responsáveis pelo Setor. Nos anos seguintes assumiram a coordenação e assessoria Lorena Rebelo e Padre Alessandro Miranda, respectivamente.  Atualmente o setor é coordenado por Marcos Breno.

Fazem parte do Setor Juventude da Arquidiocese de Santarém as seguintes expressões: Pastoral da Juventude, Movimento de Cursilho de Cristandade, Renovação Carismática Católica, Movimento dos Focolares, Obra Shalom, Serviço de Animação Vocacional, Grupos de Jovens Paroquial e regiões pastorais, tendo representantes que compõe o Setor Arquidiocesano da Juventude. São realizados encontros periódicos de partilha de experiências e articulações de evangelização em conjunto, como por exemplo, o Dia Nacional da Juventude e Romaria da Juventude.

SETOR JUVENTUDE: UNIDADE E COMUNHÃO