15 MAI 2023

FITOTERÁPICOS: Resultados são apresentados em Seminário da Ufopa

Resultados apresentados por estudantes na Universidade Federal do Oeste do Pará. Foto: Divulgação

Os estudantes envolvidos no projeto “Promoção da Saúde Mental através da Fitoterapia em Comunidades do Oeste Paraense” apresentaram os resultados dos seus trabalhos desenvolvidos nas comunidades Suruacá e Parauá, rio Tapajós, onde são produzidos o maracujá (Passiflora edulis) para a fabricação dos fitoterápicos, no I Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (I SIPEEX) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O evento, realizado nestes dias 11 a 12 de maio, destacou o tema “PEEX: Modelo de integração acadêmica e social na Amazônia”. O projeto é resultado de uma parceria entre a Arquidiocese de Santarém, através da Cáritas Arquidiocesana, as Irmãs Franciscanas de Maristella e o Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da instituição.

A apresentação dos trabalhos ocorreu em formato de pôster, com o envolvimento dos estudantes do ensino médio das duas comunidades, juntamente com alunos do curso de Farmácia, Agronomia e Residentes da Ufopa. Outros projetos também foram apresentados neste seminário.

Estudante durante apresentação de pôster. Foto: Divulgação

Do Projeto de Promoção da Saúde Mental, foram expostos nove pôsteres na manhã do dia 12, sexta-feira, com as seguintes temáticas:

- Controle da antracnose em um cultivo de Passiflora edulis sims, na comunidade ribeirinha de Surucuá, Região Oeste do Pará

- Controle biológico da bactéria Xanthomonas Spp. em pomar de Passiflora Edulis na Resex Tapajós, Oeste do Pará

- Relatos de experiência do uso de macronutrientes e micronutrientes em um pomar de Passiflora edulis na comunidade Parauá, Resex Tapajós

- A comunicação entre uma comunidade ribeirinha no Rio Tapajós e a Universidade em projeto de cultivo da passiflora

- A importância da participação de jovens de comunidades tradicionais para construção do projeto Farmácia Viva

- Relatos de experiência no uso de macronutrientes e micronutrientes em um pomar de Passiflora edulis na comunidade Parauá, Resex Tapajós

- O cultivo de Passiflora edulis em comunidades ribeirinhas da Resex Tapajós, Santarém, Pará

- Implementação da farmácia de manipulação FarmaUfopa como estratégia de contribuição para atenção primária à saúde no município de Santarém-Pa

- Protocolo de prescrição: uso da Passiflora spp. No tratamento dos sintomas de ansiedade e/ou insônia

Durante a exposição dos pôsteres foi possível compreender a realização dos trabalhos para a produção dos fitoterápicos: Foto: Divulgação

Com a apresentação dos trabalhos, propiciou o intercâmbio científico e cultural, além de fortalecer a continuidade do projeto, e mostrar a importância da relação entre a universidade e a comunidade.

Sobre os fitoterápicos

A distribuição dos medicamentos é gratuita e iniciou-se em 2022. São beneficiadas pessoas em situação de vulnerabilidade social, que começaram a apresentar problemas de saúde mental, como insônia, depressão e ansiedade leve durante a pandemia da covid-19.

Os recursos para a produção dos fitoterápicos vieram da Missionszentrale der Fransizkaner, entidade central dos Franciscanos na Alemanha, a partir de um projeto enviado pelas Irmãs Franciscanas de Maristella, juntamente com a Arquidiocese de Santarém.

Apresentação dos trabalhos permite o intercâmbio entre as comunidades e a universidade. Foto: Divulgação

Produção de medicamentos fitoterápicos: Arquidiocese firma convênio com Ufopa

Ufopa e Arquidiocese dão continuidade à parceria na produção de fitoterápicos

Arcebispo visita Isco da Ufopa para acompanhamento da produção de fitoterápicos