03 NOV 2021

Encerramento do Hospital de Campanha: Dom Irineu participa de cerimônia ecumênica

Image title

No início da tarde desta quarta-feira, 3, o Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, esteve na cerimônia de encerramento das atividades do Hospital de Campanha de Santarém. A solenidade que teve um momento ecumênico contou com a presença do governador do estado do Pará, Helder Barbalho. O pastor Jean Marinho, presidente do Conselho de Pastores de Santarém, iniciou o momento de oração que foi continuado por Dom Irineu. Em sua oração de agradecimento a Deus, o Arcebispo destacou as palavras: doença, cura, serviço e oração extraídas do Evangelho de São Marcos 1, 29 a 35. Confira abaixo as palavras do Arcebispo proferidas no ato ecumênico:


CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO HOSPITAL DE CAMPANHA DE SANTARÉM

Marcos 1, 29-35

“E logo ao sair da sinagoga Jesus foi à casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama com febre, e eles imediatamente o mencionaram a Jesus. E aproximando-se tomou-a pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou e ela se pôs a servi-los.

Ao entardecer, quando o sol se pôs, trouxeram-se todos os que estavam enfermos. E a cidade inteira aglomerou-se a porta. E Jesus curou muitos doentes de diversas enfermidades.

De madrugada, estando ainda escuro, ele se levantou e retirou-se para um lugar deserto. E ali orava. Palavra da Salvação.”

Estimados irmãos e irmãs!

Neste texto do Evangelho de Marcos podemos destacar quatro palavras importantes: doença, cura, serviço e oração.

1ª) Doença: A sogra de Pedro estava doente, de cama e com febre. Ao entardecer trouxeram todos os que estavam enfermos. Desde o início da Pandemia, passando pela auge da mesma, tivemos os Hospitais de Campanha, funcionando, sendo que durante esse período acolheram muitos doentes acometidos pela Covid 19.  Tivemos de enfrentar a Pandemia, mas graças a Deus tivemos ações preventivas e ações pontuais coordenadas pelas autoridades governamentais do nosso estado e municípios da região, pelos médicos e profissionais da saúde que se empenharam e enfrentaram com tenacidade essa situação pandêmica, onde foi preciso abrir hospitais de campanha em todo o mundo, como se estivéssemos numa guerra. Finalmente chegou rapidamente vários tipos de soluções, tais como vacinas eficazes, que fezeram diminuir drasticamente a doença.

2ª) Cura: Nosso bom Deus, cheio de bondade e misericórdia deu aos seres humanos múltiplos dons e carismas, capacitando seus filhos e filhas para as ciências. Os cientistas e profissionais da saúde se dedicaram com empenho e com a força de suas inteligências no cuidado e tratamento dessa doença que acometeu todo o mundo. Neste período de Pandemia, vimos a alegria estampada no rosto das pessoas restabelecidas em sua saúde. A alegria de tantos irmãos e irmãs poder voltar para casa são e salvo. Vimos a alegria dos profissionais da saúde por terem salvos tantas vidas em nossos hospitais de campanha. É bom lembrar que a cura não aconteceu por um ato mágico, mas pelo trabalho, sacrifício e empenho das autoridades e de tantos bons profissionais da saúde. Para que a cura aconteça é preciso o envolvimento de todos: governo, instituições, das pessoas tomando os cuidados preventivos, como o uso de máscara, uso de álcool em gel e evitando aglomerações. Por isso somos muito gratos!

3ª) Serviço: O trabalho de todos foi essencial no combate a doença.  Foi bom ver tanta gente dar o melhor de si, trabalhando sem cessar, dia e noite para alcançar os objetivos. Assim como Jesus restabeleceu a saúde da sogra de Pedro e curou muitos doentes para que voltassem a trabalhar e servir na comunidade, da mesma forma também agiram os profissionais da saúde. A maioria dos que foram acometidos pela doença foram curados. Esses voltaram a exercer suas atividades, serviços e trabalhos habituais em suas casas. Jesus restabelece a saúde da sogra de Pedro e dos outros enfermos para o serviço. Quem está doente não consegue trabalhar. A pessoa com saúde, naturalmente tem todas as condições para servir na comunidade e na sociedade.

4ª) Oração: Tive a oportunidade de realizar várias visitas nos hospitais de Campanha durante a Pandemia, vivenciando momentos de espiritualidade com os profissionais da saúde e os doentes. Como isso fez bem a todos! Esse conforto pela fé também cura, liberta da doença e salva pessoas aos milhares. Creio que a fé e a oração foram importantes para encorajar tanto os profissionais e os doentes que puderam recuperar a esperança e a vida em plenitude. Por tudo isso queremos agradecer, louvar e bendizer a Deus, por ser a fonte da vida. Fica aqui também a solidariedade e as preces às famílias que perderam pessoas queridas para a Covid 19! Por fim gostaria de agradecer a todos os que se empenharam com amor e dedicação no tratamento e cura de tantas pessoas. Muito grato a todos (as)!

Oração do Pai Nosso



Dom Irineu Roman,CSJ

Arcebispo da Arquidiocese de Santarém



Image title

Image title

Image title

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top