27 MAR 2023

Missa dos Santos Óleos: Arquidiocese realiza nesta quinta, 30

Missa dos Santos Óleos de 2022. Foto: Blasius Kindo - Pastoral da Comunicação

Já é nesta quinta-feira, 30, a Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana, às 19h. Terá a presença dos padres que atuam nas comunidades, paróquias, áreas pastorais da Arquidiocese de Santarém, além de religiosos e religiosas. A celebração será presidida pelo arcebispo, Dom Irineu Roman, e terá a participação ainda de ministros da Sagrada Comunhão e de representantes de comunidades da cidade de Santarém.

Esta missa, antes celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio e da Eucaristia, foi antecipada para que os padres possam estar presentes em suas comunidades durante as celebrações da Semana Santa. Também marca o encerramento do retiro espiritual dos presbíteros que iniciou nesta segunda-feira, 27, no centro de formação Emaús.

Missa da Unidade

Por constituir um forte momento da caminhada eclesial e expressar a comunhão arquidiocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, a missa dos Santos Óleos também é chamada de Missa da Unidade. Recebe essa denominação pelo fato de que, além de celebrar o dom da unidade com o sacerdócio único de Cristo, Cabeça da Igreja e Pastor do rebanho, celebra-se também o dom da unidade dos padres com o seu bispo.

Padres renovam as promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos. Foto: Blasius Kindo - Pastoral da Comunicação

Renovação das promessas sacerdotais

As notícias históricas apontam que a missa dos Santos Óleos era realizada já no século V d.C. É o momento onde os padres renovam suas promessas sacerdotais, que foram proferidas no dia da ordenação sacerdotal de cada um, e onde é realizada a benção dos três óleos usados em momentos especiais durante o ano: o óleo dos Enfermos, do Catecúmeno conhecido como do Batismo, e, o óleo do Crisma, usado também na unção das mãos por ocasião da ordenação de um padre ou bispo.

Foto: Blasius Kindo - Pastoral da Comunicação

Os Santos Óleos

Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus

Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno.

Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Retiro do Clero

Desde segunda-feira, 27, os padres da Arquidiocese de Santarém estão em retiro espiritual, no centro de formação Emaús, que segue até quinta-feira, dia 30, ao meio-dia. Esse momento de espiritualidade ocorre sempre no período da Quaresma, tempo oportuno para atualização da caminhada vocacional dos presbíteros. O pregador é o arcebispo emérito de Maringá-PR, Dom Anuar Battisti. É costume acontecer o retiro sempre antes da Missa dos Santos Óleos.

Ercio Santos – Pastoral da Comunicação/Arquidiocese de Santarém