23 NOV 2023

Reunião define trabalhos dos Órgãos de Segurança Pública para a 29ª CAFEM

“Para esse ano, a fiscalização será feira em vários pontos na BR-163 e na PA-370.”

Por Assessoria de Imprensa da CAFEM

Coordenação da CAFEM e representantes dos Órgãos de Segurança em reunião definitiva. Foto: Assessoria de Imprensa da CAFEM

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), a última reunião entre a coordenação da Caminhada de Fé com Maria e representantes dos Órgãos de Segurança Pública para a edição 2023.

Na ocasião, foi apresentado o plano de ação a ser executado em conjunto nos dias 02 e 03 de dezembro, bem como as solicitações apresentadas pelos órgãos em reuniões anteriores quanto a total segurança dos fiéis caminhantes.

Abel Solano, Coordenador da CAFEM, destaca a pauta dessa última reunião: “Finalizamos a última reunião. Acertamos todos os detalhes, já botando em prática tudo aquilo que vai ser realizado, cada órgão colocou o seu trabalho, e cada órgão pedindo também a ajuda do outro para colaboração para que a gente possa fazer uma bonita caminhada. Então, esse ano se Deus quiser já com tudo planejado, que tudo ocorra da melhor maneira possível a gente vai fazer com total segurança a Caminhada de Fé com Maria”,finaliza.

O Departamento Estadual de Trânsito-Detran/Santarém, solicitou apoio do efetivo de Itaituba, como afirma Arlisson Figueira, chefe do Núcleo de operação, fiscalização de trânsito, o DETRAN Santarém: “Nós daremos todo o apoio principalmente nas PA’s, que é de competência do órgão. A PA-370 Santarém- Curuá-Una e a PA-431 que é a Mojuí dos Campos. Acompanharemos a saída da Caminhada até a BR-163 onde a competência passa a ser da PRF. Independentemente dessa competência da PRF, nós também faremos o apoio na descida da BR-163 até o ‘pé da serra’ com todo nosso contingente, estará à disposição, inclusive, com o apoio que foi solicitado do DETRAN de Itaituba”,destacou.

A fiscalização dos ônibus que vão levar os caminhantes até o município de Mojuí dos Campos também será intensificada, como afirma Marcos Figueira, chefe do Núcleo de Operações Viárias da Secretaria Municipal de Trânsito-SMT: “A gente tem feito muitas reuniões com as empresas que estão participando desse processo. Os ônibus serão fiscalizados pela secretaria, são ônibus com condições de uso, todos regulares para gente dar um conforto para o nosso caminhante que vem aqui em Aparecida para pegar esse ônibus e fazer uma caminhada bem tranquila. [...] Os ônibus oficiais serão identificados. A gente sabe que tem alguns ônibus que vão sair de caravanas particulares, mas os ônibus que vão sair da caminhada existem contrato para fazer esse transporte. [...] irão identificados e já vistoriados previamente”, pontuou.

Últimos preparativos para a edição 2023 e apresentação das recomendações solicitadas para a divulgação. Foto: Assessoria de Imprensa da CAFEM

Para a edição 2023, os agentes vão atuar tanto na BR 163 (Santarém-Cuiabá), quanto pela 370 (Santarém-Curuá-Una). A ação visa coibir e prevenir todo e qualquer tipo de imprevistos durante a caminhada.

Sidmar de Oliveira, chefe da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, detalha como vai se dá essa fiscalização. “A Polícia Rodoviária Federal vai trabalhar no dia dois e no dia três em dois momentos. Primeiro momento com relação a abordagem aos ônibus, no período da tarde, das 14h  às 19h. Então, todos os anos que forem subir a serra com seus caminhantes, com os passageiros, eles vão ser abordados, averiguação de material perfurante, bebida alcoólica, e vai ser retirado de circulação esse material. No segundo momento, a gente vai tá com as equipes a partir das 20h, mas já fazendo as devidas rondas e informando a população ali da região que não haverá mais a permissão do trânsito a partir das vinte e três horas. E com isso a gente pretende até o final da caminhada, fazer essa segurança juntamente com a Polícia Militar, DETRAN, SMT, Corpo de Bombeiro SAMU ‘pra’ que a gente consiga garantir ali que o caminhante vá de forma tranquila e retorne de forma tranquila ‘pra’ sua residência”, concluiu.

O tráfego de ônibus interestaduais e caminhões de carga e descarga ficará suspenso durante o período da caminhada na BR-163. A coordenação pede ainda que os caminhantes fiquem atentos para as orientações dos Órgãos de Segurança Pública.

A 29° Caminhada de Fé com Maria acontece nos dias 02 e 03 de dezembro.

SONORA - Abel Solano (AQUI)

SONORA - Arlison Figueira (AQUI)

SONORA - Sidmar de Oliveira (AQUI)

SONORA - Marcos Figueira (AQUI)