12 JAN 2024

CF 2024: Arquidiocese promove formação neste fim de semana, 13 e 14

A Arquidiocese de Santarém promove nos dias 13 e 14 de janeiro o repasse sobre a Campanha da Fraternidade 2024, onde, também, será um espaço para discutir ações que podem ser desenvolvidas nos sete municípios que fazem parte desta Igreja Particular. O treinamento acontece no Centro de Formação Emaús com a assessoria da Ir. Maria Rejiane da Mata Dias (FC), do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Devem participar lideranças leigas, padres, religiosos e religiosas da Arquidiocese e de demais dioceses e prelazias da região Oeste do Pará. A programação no sábado ocorrerá durante todo o dia, e no domingo será pela manhã.

A Campanha da Fraternidade deste ano destaca o tema “Fraternidade e Amizade Social”, inspirada na Carta Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”. Como lema, a CF 2024 reflete o trecho bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). O objetivo é “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.

Neste ano, a CF enfatiza nove objetivos específicos, entre eles: analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto nos dias atuais e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa; identificar iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro; redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano; aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida; e incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

A Campanha da Fraternidade é uma idealização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e ocorre no país sempre no período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Este ano ela completa 60 anos de criação. A primeira ocorreu em 1964.

Como gesto concreto da CF, é realizada a Coleta Nacional de Solidariedade. É quando nas celebrações do Domingo de Ramos ocorre a doação em valores, que são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade – FNS (40% da coleta) e ao Fundo Diocesano de Solidariedade - FDS (60% da coleta).

Missa de Abertura da CF 2024 na Arquidiocese

A Missa de abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese acontece no dia 16 de fevereiro, sexta-feira, na Igreja São Sebastião, bairro Prainha, na cidade de Santarém, às 19h30.

Via-sacra da cidade

A Via-sacra da Cidade, que também é uma das atividades da Campanha da Fraternidade na cidade de Santarém, vai ser no dia 22 de março, com concentração a partir das 17h30 na Avenida Anísio Chaves, no perímetro em frente à Câmara de Vereadores, com destino à Praça de Eventos.