26 JAN 2024

Conselho Pastoral dos Pescadores realiza II Intercâmbio da Pesca Artesanal em Almeirim

A comunidade Lago Branco no rio Aramum, região do Chicaia, município de Almeirim, será sede do II Intercâmbio da Pesca Artesanal na Arquidiocese de Santarém. O encontro acontecerá de 4 a 10 de fevereiro de 2024, e contará com a participação de pescadoras e pescadores artesanais dos grupos acompanhados pelo Conselho Pastoral dos Pescadores Arquidiocesano (CPP). O objetivo é fortalecer as experiências de gestão coletiva dos territórios e recursos pesqueiros na Amazônia, a partir dos acordos de pesca, da proteção territorial e do manejo do pirarucu (Arapaima gigas).

O intercâmbio contará com uma vasta programação, entre elas o curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no manejo participativo de pirarucu em ambientes de várzea. A formação será assessorada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Será um importante momento para a troca de experiências e incentivar o cuidado com o meio ambiente para a construção das estratégias conjuntas de defesa dos territórios pesqueiros.

Por Rafaela Godinho- ASCOM CPP