12 FEV 2024

CF 2024: Missa de Abertura na Arquidiocese ocorre sexta-feira, 16

A Arquidiocese de Santarém realiza nesta sexta-feira, 16, a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2024. Será na Paróquia São Sebastião, bairro Prainha, na cidade de Santarém, com início às 19h30. Este ano, a CF traz o tema “Fraternidade e Amizade Social”, inspirada na Carta Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Após a celebração de abertura em nível arquidiocesano, é costume na Igreja Particular de Santarém ocorrer a abertura da CF nas comunidades, áreas pastorais e paróquias.

O objetivo da Campanha é “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”, e nove objetivos específicos trazem importantes reflexões desta campanha, entre eles: compreender as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã; acolher o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão; conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações; estimular a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.

A Campanha da Fraternidade, realizada há 60 anos, é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período da Quaresma. A Quaresma inicia dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e segue até 24 de março, Domingo de Ramos.

Transmissão

A Missa de abertura da CF na Arquidiocese de Santarém será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro – Canal 26.1, Rádio Rural FM 91.1 e redes sociais - facebook e youtube).