19 MAR 2024

Missa dos Santos Óleos acontece nesta quinta-feira, 21, em Santarém

Dom Irineu Roman na Missa dos Santos Óleos de 2023. Foto: Pascom Catedral

Nesta quinta-feira, 21 de março, a Arquidiocese de Santarém realiza a tradicional Missa dos Santos Óleos. Será na Catedral Metropolitana de Santarém, às 19h, e presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman. Nesta missa, os padres da arquidiocese renovam suas promessas sacerdotais e é dada a bênção aos três óleos usados em vários momentos sacramentais: óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

Segundo os costumes da Igreja, a Missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, porém, considerando a realidade geográfica desta Igreja Particular, ela é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.

Esta celebração é também chamada de Missa da Unidade, por ser um momento em que os padres renovam suas promessas sacerdotais.

Padres renovam as promessas sacerdotais. Foto: Pascom Catedral

Os três óleos

O Óleo dos Catecúmenos, também conhecido como óleo pré-batismal, concede a força do Espírito Santo para aqueles que vão ser batizados e sejam fortalecidos na luta contra o mal. O catecúmeno é ungido com este óleo no peito.

O Óleo dos Enfermos é um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

O Óleo do Crisma é utilizado na unção de vários sacramentos: no Batismo, depois da imersão nas águas batismais, o batizado é ungido na fronte; no sacramento do Crisma ou Confirmação é o símbolo principal da consagração, também ungido na fronte. O óleo também é usado na Ordenação Presbiteral, passado nas mãos do novo sacerdote e na Ordenação Episcopal, ungindo a cabeça do novo bispo.

Missa dos Santos Óleos acontece na Catedral Metropolitana. Foto: Pascom Catedral

Transmissão

A Missa dos Santos Óleos será transmitida pelo Sistema de Comunicação da Arquidiocese de Santarém (TV Encontro – Canal 26.1, Rádio Rural FM 91,1 e redes sociais – facebook e youtube).