30 ABR 2024

ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS: Igreja de Santarém é representada

Pe. Auricélio Paulino, pe. Osinaldo Raphael Filho e pe. Antônio Deuzin. Foto: Divulgação

A Arquidiocese de Santarém enviou três representantes para o 19º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que iniciou no último dia 24 e encerrou no final da manhã desta terça-feira, 30, em Aparecida, no estado de São Paulo. Foram eles: padre Auricélio Paulino, pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Bairros Liberdade e Mapiri); padre Osinaldo Raphael Filho, administrador da Área Pastoral Santa Maria Mãe de Deus (Município de Prainha); e padre Antônio Deuzin, pároco da Paróquia N. Sra. de Nazaré (Vila do Curuai - Região do Lago Grande).

O encontro destacou o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança” e lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” e foi promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP).

Encontro ocorreu em Aparecida, estado de São Paulo. Foto: Divulgação

Padre Auricélio, que é coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Santarém, afirmou que, no encontro “todos nós fomos convidados, como presbíteros, a sermos testemunhas da esperança. Sabemos que nós precisamos ser alegres na esperança, perseverantes na tribulação e constantes na oração, como nos lembra São Paulo na carta aos Romanos (12,12)”. E acrescentou: “o encontro foi um grande Pentecostes. Aqui nós entramos em sintonia e sinfonia com todos os presbíteros do Brasil. Estávamos presentes cerca de 450 presbíteros das dioceses desse país espalhadas por esse país inteiro”.

O sacerdote ressaltou que todos os participantes retornam para suas arqui/dioceses e prelazias muita alegria, ânimo, força. “Para que possamos fortalecer a nossa fraternidade presbiteral, para que possamos estar sempre ligados ao nosso bispo, para que tenhamos um contato diretamente com Deus e para estarmos bem próximos de nosso povo, de nossa paróquia”, salientou padre Auricélio.

O Encontro  proporcional um fortalecimento na vida presbiteral. Foto: Divulgação

O ENP ocorre a cada dois anos. Este último já se tornou uma preparação para o Encontro dos Presbíteros da Região Norte, a ser realizado em agosto de 2026, em Palmas, estado do Tocantins. A Arquidiocese de Santarém sediou o último encontro, ocorrido em agosto de 2023.

“Que este encontro possa nos dar força para termos firmeza na nossa missão e em nossa vocação presbiteral”, concluiu padre Auricélio.

Programação do 19º ENP

A 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros encerrou com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), Dom Ângelo Ademir Mezzari. Durante esses sete dias, os presbíteros participantes vivenciaram uma programação extensa de reflexões, análises da conjuntura eclesial, celebrações, testemunhos, um dia de retiro e outros momentos orantes, motivando sempre a fraternidade entre os sacerdotes.

Também durante o ENP, os sacerdotes elaboraram uma carta, que brevemente deve ser divulgada para todos os presbíteros do Brasil e ao povo de Deus.

Padres aprovaram a carta final do 19º ENP. Foto: Divulgação

Com informações dos padres Auricélio Paulino e Osinaldo Raphael Filho.