01 JUN 2023

CORPUS CHRISTI 2023: Pastoral Urbana organiza cinco procissões em Santarém

Durante as procissões haverá arrecadação de alimentos não perecíveis. Também terá um ponto de coleta na Praça da Igreja Santíssimo Sacramento

Fiéis na Festa do Corpo de Deus de 2022. Foto: Pastoral da Comunicação

A Pastoral Urbana da cidade de Santarém realiza no dia 08 de junho, cinco procissões da Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi em latim), saindo de diferentes regiões pastorais da área urbana do município, com destino à Praça da Igreja Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo. Na chegada, haverá Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, dom Irineu Roman, e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, que trouxe a problemática da fome, será realizada uma ação solidária no Corpus Christi em Santarém, com a arrecadação de alimentos não perecíveis. Em cada procissão terá um carro recebendo as doações dos fiéis que puderem contribuir com este gesto. Também na praça da Igreja Santíssimo Sacramento haverá um ponto de arrecadação.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) divulgou recentemente dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), nos quais a região Norte é a que mais sofre com a falta de alimentação para a população. Isso reforça ainda mais a necessidade de realizar esta ação durante a Festa do Corpo de Deus na cidade de Santarém. Todas as doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Dom Irineu Roman irá presidir a Santa Missa após as procissões de Corpus Christi em Santarém. Foto: Pastoral da Comunicação

Confira abaixo os trajetos das cinco procissões de Corpus Christi em Santarém:

REGIÃO PASTORAL 01 - 17h – Saída da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, seguindo pela Av. São Sebastião, Trav. Silva Jardim, Av. Borges Leal, Trav. Prof. José Agostinho até a Igreja do Santíssimo Sacramento.

REGIÃO PASTORAL 02 - 17h - Saída da Igreja de Frei Rainério, seguindo pela Rod. Santarém-Curuá-Una, Rua da Cemex, Rua João Batista Miléo, Rua Maringá, Av. Dom Frederico Costa, Rua Pedro Gentil, Trav. Prof. José Agostinho até a Igreja do Santíssimo Sacramento.

REGIÃO PASTORAL 03 - 16h30 - Saída da Igreja de Santa Clara, seguindo pela Av. Borges Leal, Trav. Antônio Justa, Av. Plácido de Castro, Av. Magalhães Barata, Av. João XXIII, Av. Bartolomeu de Gusmão, Av. Jasmim, Av. Verbena, Av. Sérgio Hein, Av. Barão do Rio Branco, Av. Borges Leal, Trav. Prof. José Agostinho até a Igreja do Santíssimo Sacramento.

REGIÃO PASTORAL 04 - 16h30 - Saída da Igreja de Santa Rita de Cássia, seguindo pela Rua Couto Magalhães, Avenida Moaçara, Av. Curuá-Una, Rua Elinaldo Barbosa, Trav. Prof. José Agostinho até a Igreja do Santíssimo Sacramento.

REGIÃO PASTORAL 05 - 16h - Saída da Igreja de Nossa Senhora da Glória, seguindo pela Rua Valnir Sarmento, Trav. Resistência, Rod. Fernando Guilhon, Av. Magalhães Barata, Av. Borges Leal, Trav. Prof. José Agostinho até a Igreja do Santíssimo Sacramento.

Cinco procissões são realizadas na cidade de Santarém. Foto: Pastoral da Comunicação

Corpo de Deus

O Corpus Christi é uma festa litúrgica da Igreja Católica Apostólica Romana em que o povo de Deus manifesta publicamente, em caminhada pelas ruas, sua alegria e fé ao Sacramento da Eucaristia. Este é o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão.

Este dia é também dedicado para os fiéis vivenciarem o compromisso com a Eucaristia, é um dia reservado para adorar o Santíssimo Sacramento.

Ruas são ornamentadas por comunidades para a celebração de Corpus Christi. Foto: Pastoral da Comunicação

Origem da festa

A celebração da festa de Corpus Christi teve origem na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela recebia visões nas quais o próprio Cristo lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. A primeira procissão eucarística ocorreu em 1247 nas ruas de Liege, na Bélgica.

A festa do Corpo de Deus foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. O Papa Clemente V tornou a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis.

Fiéis caminham em direração à Praça da Igreja Santíssimo Sacramento. Foto: Pastoral da Comunicação