29 NOV 2023

Apresentado manto e terço da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a CAFEM

O manto foi doado pela família Mubarac. Foto: Juliene Viana

Uma celebração Eucarística, na Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, marcou a apresentação do manto e do terço que será usado pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, na 29ª Caminhada de Fé com Maria.

O manto foi doado pela família Mubarac. Gysella Mubarac disse que fizeram a inscrição em 2021 logo após uma Caminhada de Fé com Maria, onde estavam doando água aos caminhantes. Na época, a doadora conta que o motivo era apenas agradecer por todas as bençãos intercedidas por Nossa Senhora. “Eu falei para minha mãe, vamos doar o manto. E ela disse, mas não temos uma promessa, algo especial, e eu respondi. Vamos agradecer pela nossa saúde. E final de maio, eu fui diagnosticada com Câncer de mama, e semanas depois o Abel ligou falando que eu nós iriamos doar o manto. Na hora passou um filme de tudo o que a gente passou em 2021, e eu falei: Nossa, agora eu tenho uma explicação do porquê doar o manto. E estava tudo escrito, e Nossa Senhora agiu para que em 2023 nós fossemos os doadores. E hoje a gente doa o manto com um proposito agradecendo até hoje o meu tratamento que até hoje está indo bem”, finalizou.

O manto foi confeccionado pelo estilista Felipe Corrêa, que se inspirou em três aspectos: a visibilidade do símbolo maior de nossa festa, a simbologia devocional mariana e a correlação com o tema do Círio. “O desenho do manto contempla três pontos de vistas: o primeiro ponto é o lírio no centro, que simboliza a pureza de Nossa Senhora e em composição com os espinhos debaixo do grande vaso, da grande ânfora simbolizam Maria entre os espinhos.  Essa ânfora também representa o título de Nossa Senhora como soldada na ladainha que é ‘vaso insigne de devoção’, vaso honorífico, vaso de honra, e dele saem ramos em flores em cores bordô, em consonância com o tema da festa deste ano Nossa Senhora como mestra, na mostra de Caná”, finalizou.

Missa de apresentação do manto e do terço ocorreu na Igreja N. Sra. Aparecida. Foto: Juliene Viana

A peça foi feita em zimbeline de seda branca, com um pequeno degradê em azul celeste, com muitos detalhes em predarias, cristais, vidrilhos para que realce a imagem a longa distância e os romeiros possam vê-la.

Além do manto, também foi doado o terço que será usado pela imagem. A doadora Lilian Silva, que é da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos, conta que a doação é fruto de uma promessa de sua mãe. “Eu tenho vários agradecimentos, várias causas que alcancei por intercessão da Oração do Santo terço de Nossa Senhora, mas tem um que mexe muito comigo que foi a oração de minha mãe por mim, porque embora eu sirva desde os 9 anos de idade lá na minha paroquia, eu posso dizer que de verdade eu comecei a servir na Igreja a menos de 4 anos, porque eu tive uma mãe que perseverou em oração por mim. Hoje ela carrega nos joelhos dela, as marcas de noites e noites de oração pela minha conversão, pois ela rezava o terço todos os dias de joelho. E aí foi que eu me prontifiquei a doar o terço para Nossa Senhora por ela ter me trazido para os braços dela através da oração do santo terço”, destacou.

A doadora do terço é do município de Mojuí dos Campos. Foto: Juliene Viana

E ainda como parte da programação, a imagem de Nossa Senhora da Conceição sairá nesta quinta-feira (30) em carreata já com o novo Manto e o terço até o município de Mojuí dos campos, de onde sai no sábado (02) conduzida em caminhada até Santarém.

Com informações da Ascom CAFEM